Gastrite Nervosa – Sintomas, Tratamento, Medicamentos

Causas, sintomas e tratamento para gastrite emocional

A gastrite nervosa é uma doença com origem no desequilíbrio emocional, causado por problemas como ansiedade, estresse e nervosismo. Ela causa ferimentos com inflamação nas paredes do estômago e geralmente provoca dores intensas na região. Este é um problema que possui cura, só basta ser identificado e iniciar o tratamento para acabar com o sofrimento.

Os sintomas da gastrite nervosa são muito parecidos com os que os pacientes com gastrite comum apresentam. As dores abdominais são as principais reclamações, no entanto, a gastrite de causa emocional pode ser inicialmente diagnosticada devido à ansiedade e inquietude do paciente. É importantíssimo que a pessoa tente manter a calma o máximo possível, pois a ansiedade produz ácido estomacal e diminui a produção do muco protetor das paredes do estômago.

Além destes sintomas, também é muito comum os pacientes apresentarem inibição do apetite, náuseas, arrotos, azia e refluxo, tudo isso causado pelo desconforto e inflamação do estômago. Quando diagnosticada a gastrite nervosa é necessário que a pessoa inicie o quanto antes o tratamento com medicamentos antiácidos e também com psicoterápicos, assim a parte emocional também fica controlada.

Uma alimentação correta também faz parte do tratamento para a gastrite, geralmente ocorre a troca dos alimentos industrializados pelos naturais. Além de também encontrar a fonte de estresse ou ansiedade e tentar evitá-la sempre que possível. Em alguns casos é necessário realizar um exame de endoscopia para analisar o estado da lesão causada pela gastrite. Para aliviar as dores os medicamentos hidróxido de alumínio e omeprazol são indicados.

Antes de decidir por uma medicação é melhor consultar um médico especialista.

 

Ingrid de Castro.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

1 Comentário

  • ola gostaria de fazer uma pergunta,ja faz duas semanas q esrtou com dor muito forte no estomago e eu tenho gastrite,gostaria de saber qual alimento eu posso comer sendo q tenho uma nenem de tres meses.obrigada

Deixe um comentário