Gengivite – Sintomas e Tratamento

Inflamação que ocorre na gengiva, a Gengivite decorre, principalmente, da falta de uma boa higienização. Causada pela irritação provocada pela placa bacteriana, sua principal característica é a alteração da coloração da gengiva. De um vermelho claro e brilhoso, a gengiva adquire a coloração avermelhada intensa e sem brilho. Outras características são a sensibilidade intensa na gengiva e sangramento.

A gengivite é a doença periodontal mais comum, estando associada à presença de placa bacteriana na região da margem gengival. Sondando-se o sulco gengival, este não deve ter mais que 3mm. Quando a inflamação avança (profundidade de sondagem >3mm), atingindo osso, a patologia passa a chamar-se periodontite.

Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula.

Os sintomas da gengivite incluem: gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa.

No tratamento da gengivite o dentista fará uma limpeza minuciosa dos dentes e gengiva. Depois, é fundamental que o paciente mantenha uma criteriosa e constante higiene oral. A remoção da placa geralmente não é dolorosa, e a inflamação da gengiva deve ser curada entre uma e duas semanas. A higiene oral é necessária para prevenir a recorrência da gengivite.

Para prevenir a gengivite, manter uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista ou um higienista podem removê-la.

 

Por Malanny Serejo / foto : divulgação

 

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário