Ghee manteiga clarificada – Receita fácil

RECEITA Ghee manteiga clarificada

Ghee manteiga clarificada –  Receita fácil

Você já conhece a Ghee ? que nada mais é que a manteiga indiana clarificada?Caso a sua resposta tenha sido NÃO,então leia esse post até o final e depois aprenda como preparar essa fabulosa manteiga de forma caseira e muito saudável.

A Ghee é conhecida como manteiga do momento encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, essa manteiga é especial e tem vários benefícios para a saúde,  pois a ghee é preparada a partir do leite da vaca, é considerado um alimento muito poderoso, essa “nova manteiga”nada mais é do que um óleo puro, sem toxinas e sal, extraído da manteiga (como o próprio nome diz), num processo em que a água, os componentes sólidos e toxinas provenientes da gordura do leite da vaca são removidos, inclusive a lactose. Por isso, de uma forma geral, pode ser consumida por intolerantes à lactose.

Os benefícios da Ghee -manteiga clarificada são:

ghee-receita-caseira

A Ghee é indicada para quem busca qualidade de vida e alimentos saudáveis que realmente vão beneficiar o seu organismo. Por quem busca uma alimentação natural e saudável deve substituir a manteiga tradicional pela Ghee. Os benefícios da manteiga clarificada são muitos podemos destacar;

Que a Ghee é um alimento regenerador e rejuvenescedor. Os benefícios não terminam por aí esse poderoso alimento é capaz ainda de trazer muitos mai benefícios para o nosso fígado.

Além de fortalecer as defesas naturais do nosso organismo. A Ghee ainda é indicada para pessoas que sofrem com problemas gastrintestinais (no tratamento de úlceras);
A manteiga clarificada melhora significativamente a saúde dos pulmões.
A Ghee é tão poderosa que consegue ajudar na capacidade de melhorar a memória, sem falar que a manteiga clarificada deixa as articulações mais elásticas e diminui o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares;
Outros benefícios da manteiga clarificada Ghee é que se trata de um alimento de fácil digestão que estimula a produção de sucos gástricos.
Como já foi dito acima por não conter lactose a manteiga clarificada é uma excelente opção para pessoas alérgicas à lactose . ( converse com o seu médico)

 

Como fazer a manteiga clarificada em casa – Receita caseira da Ghee

Ingredientes:

500 gramas de manteiga sem sal
1 panela alta
1 tecido de algodão

Modo de fazer:

Para fazer a manteiga Ghee pegue a panela, coloque toda a manteiga sem sal e leve ao fogo baixo para que ela derreta por completo de maneira  lentamente. Não deixe a manteiga queimar.
Cozinhe até formar um espuma branca na superfície (essa espuma branca nada mais é do que lactose).
Retire a espuma lentamente com uma escumadeira.
Repita o processo até que a espuma pare de se formar.
Após remover toda a espuma branca, deixe a manteiga descansar por uns 30 minutos para que o restante dos sólidos desça para o fundo da panela.
Coe o líquido.

Nessa etapa você deve usar um pano de algodão limpo para auxiliar.
Coloque em um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira (para durar mais).
A receita caseira rende 400 gramas de manteiga clarificada.Não é necessário guardar na geladeira, mas quem deseja aumentar a sua durabilidade é melhor que seja guardada na geladeira. Importante lembrar que a manteiga não vai ficar rançosa e conta com a validade de 3 meses.

Abaixo você vai aprender a segunda maneira de fazer a manteiga clarificada Ghee em casa de maneira bem simples confira.


Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!