Ginástica Aeróbica e Localizada – Benefícios

Atualizado em:

ginastica aerobica beneficios Ginástica Aeróbica e Localizada – Benefícios

A ginástica aeróbica, também chamada de ginástica localizada, é excelente para trabalhar todos os grupamentos musculares tanto da parte inferior quanto da parte superior do corpo. Ideal para o sistema cardiovascular, esse tipo de exercício faz com que tanto coração quanto pulmões e sistema cardiovascular em geral trabalhem mais e melhor; levando oxigênio de maneira mais rápida e eficaz a diversas partes do corpo.

Uma das modalidades mais praticadas  nas academias de ginástica, o exercício melhora o tônus muscular, principalmente  nas regiões abdominais, parte posterior de membros superiores e também coxas e glúteos. Aulas de ginástica aeróbica consistem  em sessões estruturadas de séries de exercícios com número elevado de repetições para grupos musculares distintos, com a finalidade de aprimorar: o tônus muscular, as capacidades aeróbia, anaeróbia, flexibilidade ou o condicionamento físico como um todo.

A prática da ginástica aeróbica ajuda a melhorar a postura e coordenação motora, além de proporcionar uma grande consciência corporal. Por ser uma atividade aeróbica, auxilia na queima de gordura e consequente perda de peso.

Conheça mais alguns benefícios da benefícios da Ginástica Aeróbica e Localizada:

– Fortalecimento muscular, sem hipertrofia.

– Treina a coordenação motora.

– Proporciona grande consciência corporal.

– Aumenta sua capacidade cardiorespiratória.

– Gasto calórico de até 500 Kcal/hora.

– Desenvolve uma melhor postura

Embora bastante eficiente para a saúde e obtenção de um corpo mais bonito e definido, a ginástica aeróbica e localizada, se praticada de modo errado, pode oferecer riscos. Para evitá-los, na hora de realizar a atividade, mantenha os seguintes cuidados:

– Nunca pegue mais peso do que sua capacidade, pois pode sobrecarregar as articulações dos membros inferiores, coluna lombar, joelhos, cotovelos e ombros.

– Faça sempre um aquecimento antes de começar a aumentar o ritmo da aula. E diminua o ritmo quando estiver para terminar a aula. Tire 10 minutos antes e 10 minutos depois para fazer exercícios suaves e alongamento.

– O número de séries e de subséries deve estar de acordo com o objetivo a ser alcançado. Se você quer uma série de força, ela deverá ter poucas repetições com maior carga. Quando a finalidade é trabalhar a resistência, a série deverá ter um maior número de repetições e pouca carga. Por este motivo é muito importante o planejamento para que seja alcançado o objetivo de cada aula.

– Os resultados serão muito melhores se os exercícios forem efetivados corretamente, mesmo que com pouca carga. O importante não é a carga no exercício, mas sim realizá-los por completo, da forma correta.

 

Por Malanny Serejo

Revisado por: em .

Um comentário

  1. Adorei o site tem dicas muito boas, vcs estão de parabens!

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!