Glaucoma – Sintomas

O Glaucoma é uma doença que ataca os olhos e pode causar a cegueira, e deve ser cuidadosamente avaliado sempre por um oftalmologista anualmente principalmente depois dos 40 anos, mesmo que você não esteja sentindo nenhum problema de visão. milhões de pessoas em todo o mundo tem glaucoma e por incrível que pareça essa doença não costuma apresentar sintomas. No geral a pessoa só se dá conta que  algo esta errado quando começa a perder parte da visão.

O tratamento do Glaucoma vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser. As vezes basta uma gota por dia de colírio prescrito pelo médico para resolver o problema. Para evitar o glaucoma e os seus disturbios é improtante pelo menos uma vez ao ano fazer uma consulta ao oftalmologista. Pois o exame de pressão ocular periódico impede que se chegue a esse estágio avançado da doença.

Para descobrir se a pressão ocular está alta demais, o oftalmologista encosta uma espécie de pêndulo – o tonômetro – nessa lente ocular. Se o pêndulo move a córnea milimetricamente para trás, o olho está sadio. Caso ela não se mexa, algo vai mal. Mas a certeza é dada em números: se o índice encontrado estiver acima de 20 milímetros de mercúrio, a saúde dos olhos corre perigo.

As pessoas não devem fazer o uso indiscriminado de medicamentos para os olhos, já que eles podem, inclusive, agravar o glaucoma se mal utilizados. Segundo a OMS, a cada ano são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma no mundo.

 

fonte : M de mulher

 

 

 

 

Deixe um comentário