Gravidez Psicológica Sintomas

O desejo de ser mãe para algumas mulheres que não conseguem ou tem dificuldade de engravidar por algum motivo é tanto que algumas acabam ficando com gravidez psicológica e apresentam os mesmos sintomas de uma gestação normal.  A gravidez psicológica ou pseudo- gravidez é caracterizada pelo aumento do volume do abdômen e pela amenorréia.

O problema ocorre com maior frequência em animais domésticos , mas alguma mulheres também apresentam esse quadro clínico. A gravidez psicológica ou pseudo-gravidez é quando uma mulher não está grávida, porém apresenta todos os sintomas de uma gravidez  comum ,algumas pessoas chamam também de gravidez falsa .

Os sintomas de uma gravidez psicológica são praticamente idênticos aos sintomas de uma gravidez verdadeira, entre eles estão: náuseas, ganho de peso, sensibilidade nas mamas, enjôos, interrupção do ciclo menstrual entre outros. Por isso é extremamente importante que se faça o teste de gravidez e que a paciente ao descobrir que não esta realmente grávida procure ajuda de um psicologo para sair desse quadro .

Uma gravidez psicológica pode afetar e muito a auto estima e saúde da mulher por isso merece toda a atenção, seriedade e cuidados possíveis.

O aparecimento de uma gravidez psicológica pode ocorrer por diversos motivos, entre eles estão: A mulher geralmente está convencida de que está grávida, porém não está grávida de fato, pois não há um feto crescendo em sua barriga; Há uma distensão abdominal causando assim a aparência de uma gravidez, pois a barriga da mulher aumenta de tamanho da mesma maneira como aconteceria durante uma gravidez normal, por isso a mulher acredita que está grávida; Atraso do período menstrual ou então o mesmo começa aparecer de maneira irregular; Muitas mulheres sentem a aceleração ou o movimento fetal, por mais que não haja feto para produzir estas sensações; O colo do útero também pode amolecer em uma falsa gravidez.

A gravidez psicológica costuma acontecer muito pouco e de modo geral acontece devido ao forte desejo de engravidar. Quando há um desejo intenso de gravidez a mulher pode interpretar certas mudanças que ocorrem dentro do seu corpo como sendo relacionadas com a gravidez.
A gravidez psicológica está relacionada tanto aos aspectos biológicos como também aos aspectos psicológicos , por conta disso fica mais difícil detectar se a mulher vai ou não sofrer desta síndrome, pois é um fato que pode acontecer com qualquer pessoa.

Os médicos dizem que esta síndrome pode acarretar em patologias graves como neoplasias uterinas, ovários policísticos e distúrbios ovarianos e hormonais. Por isso é muito importante procurar ajuda médica o quanto antes .

Deixe um comentário