halloween 2009 – Dia das Bruxas

diabruxaG

Dia das Bruxas

Diz a lenda que este é o dia de descanso das bruxas no calendário celta, os quatro dias de “meio trimestre”. Um outro significado, esse seria o tempo da morte e ressurreição da terra.

Já os druidas, é nesta noite que os espíritos dos mortos retornavam e precisariam de agrados para não atormentar os vivos.
Para outros é a data os espíritos dos mortos se apossam dos corpos dos vivos e estes, por sua vez, usavam abóboras, caveiras e ossos para assustá-los. Ao se tornar uma festa pagã,
A Igreja Católica proibiu a comemoração na Idade Média e passou a denominá-la Dia das Bruxas.

O dia das bruxas é uma data comemorativa tem mais de 2500 anos. O povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos.

Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

A festa do dia das bruxas vem para resgatar elementos e figuras assustadoras, trazendo símbolos para festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário