Hidroterapia para Gestantes

Mesmo durante a gestação, as mulheres necessitam da prática de exercícios, que vão ajudá-las a lidar melhor com as mudanças e desconfortos ocorridos no corpo durante esse período, além de deixá-las bem mais preparadas para encarar o parto e contribuir para a manutenção peso.

Contudo, o método escolhido precisa ser eficiente, mas não deve ser de alto impacto, nem exigir demais da musculatura corporal da grávida. Para aliar essas duas funções, um dos melhores e mais indicados exercícios a serem praticados na gravidez é a hidroterapia.

A hidroterapia é o exercício físico mais recomendado pois as propriedades da água  auxiliam a grávida a  relaxar, sem forçar o corpo. Durante a execução dos exercícios aquáticos, é reforçado o lado psicológico de cada gestante.
A flutuação na água fornece suporte completo a elas, ajudando a aumentar a amplitude dos movimentos sem a resistência do atrito, auxiliando a movimentação.

Além disso, com o corpo submerso, o estresse articular também é diminuído, o que deve ser levado em consideração na execução dos exercícios de alongamento.

O trabalho aquático produz ainda uma menor incidência de varizes, um controle maior sobre a frequencia cardíaca materna e fetal, um aumento na diurese diminuindo a formação de edemas, um controle sobre o aumento de peso, o aumento da resistência muscular, melhor controle postural e melhoria na sociabilização e auto-imagem.

Conheça, abaixo, os benéficos da hidroterapia para gestantes:

– A água relativamente aquecida reduz a sensibilidade das terminações nervosas sensitivas, proporcionando a diminuição da dor e, pela ação da pressão hidrostática a diminuição de edemas;

– A partir do aquecimento muscular, ocorre a diminuição do tônus muscular, favorecendo o relaxamento e a diminuição dos espasmos musculares, além do alongamento muscular, fortalecendo e aumentando a resistência muscular;

– Facilita a mobilidade e a manutenção da amplitude articular com menor esforço;

– Utilizando-se as propriedades físicas da água, é favorecido o equilíbrio, a recuperação e a conscientização corporal;

Por Malanny Serejo /Fonte:poolterapia.

Deixe um comentário