Higienização de Frutas e Verduras

Dicas-para-higienizar-frutas-e-verduras

Dicas para fazer a higienização de frutas e verduras

As frutas e verduras são importantíssimas na nossa alimentação, pois são ricas em nutrientes que melhoram a nossa saúde. Quando as compramos nos mercado ou feira, geralmente elas vêm com restos de terra, entre outras sujeiras. Para comê-las, antes é preciso fazer a higiene de cada uma. Você sabe como limpar corretamente estes alimentos:

Muitas pessoas acreditam que apenas a água já é suficiente para tirar todas as impurezas presentes nestes alimentos, mas ela apenas ajuda a retirar a terra e outras sujeiras aparentes, no entanto, as bactérias permanecem na casca das frutas e verduras até o momento em que elas vão ser consumidas.

A maneira correta de fazer essa higiene dos alimentos é usando água sanitária juntamente com a água. A medida certa é, para cada litro de água, uma colher de sopa de água sanitária. Coloque a mistura em uma bacia e deixe os alimentos de molho por 15 minutos. Depois, enxágue os alimentos passando em água corrente para remover a água sanitária.

Este tipo de higienização com água sanitária (cloro) além de retirar a sujeira e as bactérias que ameaçam o nosso organismo, ainda ajuda na conservação dos alimentos, pois estes microorganismos fazem com que as frutas e verduras se estraguem mais facilmente. Se não limpamos um alimento corretamente, no momento em que vamos cortá-lo para comer, as bactérias presentes na casca vão para o seu interior.

 

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe um comentário