Hipotireoidismo Sintomas

Depois do jogador de futebol Ronaldo fenômeno alegar estar sofrendo de hipotireoidismo e por isso não conseguir emagrecer, o assunto acabou virando uma bola de neve. E agora o que tem de gente gordinha correndo atrás de endocrinologista para avaliar se também sofre do mesmo problema de saúde não está no gibi.

Mas poucas pessoas realmente sabem o que é o Hipotireoidismo e quais são os seus sintomas e por isso hoje resolvemos fazer um post apenas para esclarecer um pouco sobre o tema.

A tireóide é uma glândula que fica localizada na parte anterior do pescoço e é fundamental para o organismo. Ela produz dois hormônios muito importantes: o T3 e o T4.

Os hormônios da tireóide regulam o metabolismo e interferem diretamente no funcionamento de diversos órgãos e em processos como crescimento, ciclo menstrual, raciocínio, memória, batimentos cardíacos, eliminação de líquidos, fertilidade, funcionamento do intestino, força muscular, sono e controle do peso.

O hipotireoidismo é mais comum em mulheres, mas pode ocorrer em qualquer indivíduo independente do genero ou idade. Os médicos endocrinologistas orientam mulheres, especialmente acima de 40 anos, a fazerem o auto-exame da tireoide regularmente.

Os sintomas do hipotireoidismo são:

* Depressão
* Desaceleração dos batimentos cardíacos
* Intestino preso
* Menstruação irregular
* Diminuição da memória
* Cansaço excessivo
* Dores musculares
* Sonolência excessiva
* Pele seca
* Queda de cabelo
* Ganho de peso
* Aumento do colesterol no sangue

Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção auto-imune. As complicações causadas pelo hipotireoidismo são normalizadas por meio das prescrições do médico por isso é fundamental procurar sempre um médico e realizar exames para obter o diagnóstico e o tratamento adequado.

fonte: www.tireoide.org.br.


1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário