Infecção Urinária – Causas, Sintomas e Tratamento

 

Infecção urinária – causas, sintomas e tratamentos

A infecção urinária é originada por bactérias presentes na urina e que afetam o nosso organismo. Estes microorganismos podem se instalar na uretra, próstata, bexiga e até nos rins. Alguns fatores podem ser identificamos como facilitadores da infecção, sendo eles as doenças neurológicas, fístulas geniturinárias, doenças sexualmente transmissíveis e infecções ginecológicas.

Principais sintomas:

Ente os sintomas da infecção urinária estão, especialmente, a necessidade de urinar frequentemente, dor ao urinar, sangue na urina, urina com tonalidade forte e febre. Quando a infecção chega aos rins é comum ter dores na lombar, calafrios, náuseas, enjôos e mal-estar em geral.

Formas de tratamento:

Primeiramente, para identificarmos a infecção urinária, após analisarmos os sintomas, é necessária a realização de um exame de urina. Em alguns casos, pode ser necessário fazer um exame de ultra-sonografia, assim é possível identificar problemas congênitos no órgão afetado. O tratamento é realizado por meio da administração de medicamentos antibióticos adequados para cada caso.

Como evitar a infecção:

Para inibir a ocorrência da infecção urinária é indicada a ingestão de líquidos, evitar reter urina por muito tempo, manter o hábito de urinar após as relações sexuais, não utilizar absorventes íntimos por tempo prolongado e também evitar o uso constante de roupas íntimas em tecidos sintéticos.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário