Insuficiência Renal Aguda

 

Insuficiência Renal Aguda – Causas, Sintomas e Tratamentos

A insuficiência renal aguda é um problema relacionado à perda inesperada da capacidade de funcionamento dos rins. Ela pode ser causada por vários fatores, entre eles necrose tubular aguda, síndrome nefrítica aguda, nefrite intersticial, escleroderma, descolamento da placenta, obstrução de trato urinário, e outros.

Como sintomas, a insuficiência renal aguda pode apresentar sangue nas fezes, formação de hematomas facilmente, redução no apetite, sensibilidade reduzida nas mãos e pés, hipertensão, retenção de líquidos, diminuição do volume de urina, vontade de urinar durante a noite, entre outros.

Para tratar o problema, geralmente é adotada uma dieta rica em carboidratos e com diminuição no consumo de potássio e proteínas. Além disso, também os líquidos consumidos devem ser limitados a quantidade de urina que se pode produzir. Em muitos casos são utilizados medicamentos antibióticos para acabar com a infecção e também diuréticos para ajudar na perda de líquidos. A diálise também pode ser adotada, de acordo com a situação do paciente.

O problema de insuficiência renal aguda pode ser detectado através do exame de sangue, mas o ultrassom renal ou abdominal é a melhor opção para detectar o problema. Caso o problema não seja tratado corretamente ou detectado na hora certa, pode haver a falência total dos rins, o que implica em um transplante.

 

 

Por Ingrid de Castro.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário