Itens de Decoração para o Quarto

O quarto é um cômodo que precisa transmitir sempre a personalidade do seu dono(a). Além de ser preciso, na hora de decorar, manter sempre o máximo de conforto possível, já que é um lugar feito para as pessoas relaxarem e se conectarem consigo mesmos. Para saber como dar seu toque pessoal a decoração do quarto, preste atenção nas dicas abaixo, com algumas  sugestões de itens para decorá-los:

– Um item importante no quarto é a ventilação, já que se passa muito tempo nele e a boa ventilação é saudável no ambiente em que dormimos. Mas temos que ter cuidado com correntes de ar, que podem prejudicar os mais sensíveis. Ventiladores de teto devem ficar no centro da cama (eles não devem ser colocados em rebaixamentos de gesso).

– Os comandos de iluminação e aparelhos (como tv, ar, etc) do quarto devem ser acessíveis para quem está deitado. Ao pensar em iluminação para leitura na cama,  pense na pessoa ao lado. O ideal é que a iluminação não a atrapalhe. Luminárias pequenas com braços giratórios fixadas na parede  são boas opções. Ou iluminação na cabeceira, direcionada para cada pessoa. Investir em dimmer é sempre uma boa idéia para criar ambiente diferentes no quarto de casal.

– Outro item que deve ser cuidado é a acústica; Temos que  nos preocupar com o ruído que entra ou sai do quarto para outras partes da casa ou exterior. As paredes não devem ser finas demais, há hoje muitos revestimentos que ajudam a evitar os ruídos indesejados (como a cortiça, por exemplo).

– Para quartos de bebê, É necessário um ambiente onde o silêncio, a tranquilidade  sejam os itens principais. As cores devem ser relaxantes, pastéis preferencialmente, azuis, liláses, verdes são bem vindos. O piso deve ser  fácil de limpar e antiderrapante.  Boa Ventilação e Temperatura agradável.  Na iluminação, usar dimmers (controles de intensidade da luz) para tornar mais acolhedor o ambiente.

– A cômoda e a caixa abaixo são bons elemento para quarto de bebê. Opte por paredes em tons claros, cortinas leves e cores claras para os acessórios. O ponto principal é o berço, que deve estar perpendicular à parede, de forma que possa ser acessado pelos 2 lados. Dê preferência a produtos naturais, como algodão. Uma poltrona para amamentação é um item indispensável, e deve ficar oposta ao armário, no mesmo lado da cômoda. Ela deve ser confortável, com encosto alto e laterais de apoio. No piso, material vinílico acolchoado é uma boa pedida ou for piso branco ou piso flutuante claro. E não esqueça o mosquiteiro do berço.

– Para o quarto do casal, a cama deve ser escolhida de acordo com o tamanho do ambiente – uma cama muito grande em um quarto muito pequeno prejudica toda a circulação e funcionalidade. Normalmente, as camas tem entre 45 e 60 cm de altura. A cabeceira dá, normalmente,  o apelo mais forte do quarto.

– Quanto ao closet, é interessante haver ao menos um espelho e uma banqueta ou puff para apoio ao calçar sapatos e sandálias.  Armários com portas deslizantes são mais caros, mas ajudam muito na questão do espaço.

– Para os jovens, é importante que o quarto possibilite a  socialização deles com os amigos. Um beliche, uma bicama, são bem vindos. Os equipamentos, som, computador, jogos, tomam espaço também. A cama pode ter um ar de sofá, com muitas almofadas. Para manter o ambiente organizado, invista em itens como gavetas, caixas, separações, cabides e tudo que puder facilitar a ordenação dos objetos.

Por Malanny Serejo /Fonte:simplesdecoracao.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário