Página inicial » Decoração » Jardim vertical – Fotos e Dicas

Jardim vertical – Fotos e Dicas

Atualizado em:

O Jardim vertical ou painéis verticais são a escolha certa para decoração de  pequenos espaços – ou somente para embelezar paredes com as plantas que você escolher.

Esse tipo de jardinagem usa como plantas, espécies epífitas, que requerem poucos nutrientes e uma pequena quantidade de água para se manterem e desenvolverem, pois elas conseguem retirar seus nutrientes até da atmosfera, e devido a sua baixa exigência, e lento crescimento, são ideais para esse tipo de jardim.
Podem ser montados, em paredes que estejam disponíveis, onde as plantas possam receber alguma luz natural, ou mesmo luz artificial.

Materiais necessários para montar um Jardim vertical:

1) parede impermeabilizada ao construir ou pode ser pintada com tinta especial emborrachada, para quem vai adaptar uma parede comum ao jardim.

2) Tabua em MDF, ou conglomerado, ou outra madeira, nas medidas da parede, e que será fixada à parede por meio de buchas, e em vários locais para evitar que com a umidade ela venha a se deformar, pela ação do peso da água infiltrada, ou mesmo pela ação de organismos decompositores da madeira, que com o tempo se instalam e acabam propiciando até que as raízes das plantas possam retirar algum nutriente delas, ao longo do tempo de uso, ou seja acaba virando substrato também.

3) Placas ou estacas de fibra de coco ou xaxim , ou mesmo meio-vasos que ou podem ser cortados ou mesmo adquiridos já nesta forma no comércio.

4) Caso o local seja em interiores onde a água não possa, escoar pelo chão, decorrentes das regas, é conveniente colocar na parte inferior um coletor para essa água em chapa no formato de calha, e com um sistema para que essa água possa ter destino que não acabe sendo um ponto de infiltração de umidade na construção.

5) Montar antes um esquema ou desenho de quais as plantas usadas, e onde elas vão ficar, para facilitar a colocação das placas, estacas, ou meio-vasos. E fixar as mesmas na tábua nos locais pré-escolhidos.

6) adquirir as plantas

Depois de pronto, as regas podem ser com aspersores manuais para áreas pequenas ou mesmo com mangueira para jardim a cada 3 a 7 dias dependendo da umidade do ar ambiente. E pode, mas não necessariamente ser incluída na água de rega, adubos hidrosolúveis compatíveis com as plantas escolhidas.

Plantas para fazer o jardim vertical:
- bromélia
- Acorus
- Pilea nummularifolia
- orquídea pingo de ouro
- orquídea
-peperômia riscada
- rhypsalis chata
- peperômia
- maranta
- rhypsalis
- Callisia repens
- Trepadeirinha
- Begônia
- Avenca
- Peperômia obtusifolia
- Dendrobium miniatura

Confira abaixo algumas fotos de jardim vertical- vertical garden como sugestão:

Fonte texto: www.plantasdeaquario.com

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>