Legumes que Emagrecem

Para afinar a silhueta e chegar no próximo verão com as medidas no lugar, nada melhor do que investir, além dos exercícios físicos, em uma dieta equilibrada. Que deve conter, entre outros alimentos, muitas frutas, verduras e legumes. Esses últimos, são um dos campeões quando o assunto é emagrecimento. Ricos em fibras, eles prolongam a sensação de saciedade por muito mais tempo, evitando que você ataque a geladeira quando não deveria.

Conheça, abaixo, os legumes que devem entrar para a sua lista de compras do supermercado:

  • Abobrinha: composta de aproximadamente 94% de água. É um dos vegetais com menores taxas calóricas, uma xícara dela crua e fatiada possui menos de 20 calorias. É, ainda, uma boa fonte de vitaminas A, C e folato.

 

  • Alcachofra: boa fonte de folato, vitamina C e potássio. Tem poucas calorias e é rica em fibras. Deve ser consumida com cuidado por pessoas sensíveis, pois pode causar reações alérgicas.

 

  • Berinjela: tem pouquíssimas calorias, e proporciona uma sensação de saciedade, mas é pobre em nutrientes. Absorve muita gordura durante o cozimento, cerca de 4 vezes mais do que uma batata frita.

 

  • Beterraba: boa fonte de folato e vitamina C, além de possuir poucas calorias. Suas folhas, partes mais nutritivas do vegetal, ricas em potássio, cálcio, ferro, beta-caroteno e vitamina C podem ser cozidas e servidas como o espinafre. É o vegetal que possui o maior índice de açúcar.

  • Brócolis: rico em vitamina C e boa fonte de vitamina A e folato, o brocólis também conta com grandes quantidades de proteínas, cálcio, ferro e outros sais minerais. Rico em bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer, é também pouco calórico e com alto teor de fibras.

 

  • Cenoura: Fonte de beta-caroteno, precursor da vitamina A, a cenoura ainda contém boas quantidades de fibras e potássio. Auxilia na prevenção da cegueira noturna, na diminuição dos níveis de colesterol no sangue e proteger contra o câncer. Porém, ela não deve ser consumida em excesso, pois pode dar à pele uma coloração amarelada.

 

  • Couve: Rica em beta-caroteno e vitaminas C e E, ácido fólico, cálcio, ferro e potássio, a couve contém bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer. No entanto, se consumida em excesso pode causar flatulência.

 

  • Espinafre: suas folhas verdes possuem muitos nutrientes valiosos, como antioxidantes e bioflavonóides que ajudam a bloquear as substâncias causadoras de câncer. É rico em carotenóides, como beta-caroteno e luteína. Boa fonte de vitamina A e C, folato e potássio. Apesar dos inúmeros benefícios, o espinafre contém alta concentração de ácido oxálico, que atrapalha a absorção de ferro e cálcio e acelera a formação de pedras nos

rins e na bexiga.

  • Vagem: com uma quantidade razoável de nutrientes e fibras, uma porção de 100 gramas de vagem cozida fornece 25% das necessidades diárias de vitamina C de um adulto, cerca de 20% da porção diária recomendada de ácido fólico, bem como uma pequena quantidade de ferro. Assim como os feijões, pode causar flatulência em pessoas suscetíveis.

 

  • Inhame: rico em amido, beta-caroteno, vitaminas C e do complexo B. Contém, ainda, cálcio, fósforo e ferro. É recomendado na prevenção de doenças como dengue, malária e febre amarela.

 

  • Nabo: rico em fibras, com poucas calorias. Possui alguns compostos sulforosos que protegem contra certos tipos de câncer. Pode provocar flatulência e distenção abdominal. É fonte de vitamina C, cálcio e potássio.

 

  • Quiabo: pobre em calorias e rico em amido. Apresenta alto teor de folato. Rica fonte das vitaminas antioxidantes A e C e de potássio, eletrólito que mantém o equilíbrio de líquidos no organismo e que ajuda a transmitir os impulsos nervosos.

 

  • Repolho: ótima fonte de vitamina C, pobre em calorias e rico em fibras.Ajuda a prevenir o câncer de cólon e os tumores malígnos causados pelo estrogênio e a cicatrizar úlceras pépticas. Apenas nao abuse, pois se consumido em excesso, pode causar distenção abdominal e flatulência.

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário