Menstruação na Gravidez

 

É normal menstruar durante a gestação? Veja as causas e riscos

Nos primeiros três meses de gestação, é bastante comum algumas mulheres apresentarem uma perda de sangue muito parecida com a menstruação. Isto pode não significar nada, mas dependendo de sua quantidade e dos sintomas, o fato pode ter sim mais gravidade. Quando isto ocorre, única e primeira alternativa é procurar seu/sua ginecologista para saber se está tudo bem.

Esta perda de sangue durante a gestação pode ser causada por vários fatores, entre eles:

 

Implantação do bebê – Nos primeiros 15 dias de gestação, pode haver um pequeno sangramento acompanhado de uma cólica ligeira, que representa a implantação do óvulo fecundado dentro do útero. Este sangramento é mínimo e não chega a durar um dia, portanto não é motivo de preocupação. Geralmente ele é visto como uma menstruação fora de época, já que neste período a mulher ainda não descobriu estar grávida.

 

Alterações hormonais – Durante os primeiros três meses podem ocorrer pequenos sangramentos nos dias em que viria a menstruação. Isso pode se dever às alterações hormonais que acontecem no corpo da mulher. Se o sangramento for considerável, a mulher deve procurar o médico imediatamente, pois há o risco de aborto.

 

Sensibilidade do Colo do Útero – Devido a adaptação do colo às novas dimensões do útero, pode haver um pequeno sangramento após o exame ginecológico ou após o contato íntimo. Isto é normal e pode acontece rcom  a maioria das grávidas, especialmente no final da gestação.

 

Gravidez Ectópica – A gravidez ectópica, que ocorre quando o óvulo fecundado está nas trompas e não no útero, também pode causar o sangramento. Ali ele pode desenvolver-se normalmente até a oitava semana, até que não tenha mais espaço e rompa a trompa causando um sangramento, acompanhado de dor pélvica semelhante a uma cólica menstrual.

 

Infecções – As infecções no sistema reprodutor e/ou no colo do útero também podem levar à perda de sangue na gestação e devem ser tratadas o quanto antes.

 

Trabalho de parto – No último trimestre a mulher que apresentar perda de sangue acompanhada de contrações precisa consultar o médico depressa, pois este pode ser o início do trabalho de parto.

 

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário