Mitos e Verdades Sobre os Adoçantes

             Dúvidas sobre o adoçante

O adoçante é um alimento bastante consumido, seja por quem deseja perder peso ou por quem tenha diabetes e precisa ingerir sempre alimentos diet. Mas você realmente o que é diet? Eles contem adoçante em vez de açúcar? Pois é, muitas dúvidas rondam esse alimento e você vai saber tudo agora.

Muitas pessoas pensam que apenas os alimentos diet é que contém adoçante, mas não, os light mesmo com sabor doce também o possuem. As pessoas que sofrem de diabetes devem ficar atentas na hora das compras, para elas o ideal são os alimentos diet; já para quem quer emagrecer, deve escolher os light.

O aspartame é um tipo de adoçante que muitas pessoas acreditam fazer mal à saúde, porém isso é um grande mito. Segundo um instituto americano especializado em alimentos, uma pessoa adulta pode consumir 40 miligramas de aspartame por quilo de peso, ou seja, cerca de 15 saquinhos ou 80 gotas por dia de adoçante. A média de consumo fica muito abaixo disso, por isso os riscos estão bem longe.

Já, quando se trata do aspartame na gravidez, as preocupações são bastante relevantes. É verdade, sim, que mulheres gestantes não devem consumir adoçantes, pois os efeitos do componente principal podem ser transmitidos diretamente para o feto. A placenta pode concentrar fenilalanina, que está presente no adoçante, causando má formação cerebral no bebê.

E quanto às pessoas quem chegam ao mercado procurando chocolates diet, pensando que irão ingerir menos calorias, estão enganadas. Esses alimentos são livres de adição de açúcar, mas possuem muito mais gordura, podendo, então, serem mais calóricos do que os convencionais.

 

Por Ingrid de Castro.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário