Musculação causa varizes?

Quem está em busca de um corpo bem torneado, com curvas e, especialmente, de músculos firmes, acaba apostando na prática da musculação. Essa que é uma atividade baseada no levantamento de cargas ainda causa muitas dúvidas em que começa a praticá-la, tais como a indagação sobre os riscos de desenvolvimento de varizes. Será que isto é um mito ou uma verdade? Confira:

Musculação causa varizes - mito ou verdade 1

Podemos começar dizendo que qualquer atividade física proporciona benefícios para a circulação sanguínea, inclusive a musculação. Ao levantar pesos estamos fortalecendo os músculos dos membros inferiores, principalmente a panturrilha, que atua como uma bomba que conduz o sangue dos pés para o coração.

É claro que pessoas que já tem predisposição para o desenvolvimento de varizes devem ter cuidados na hora da prática desse tipo de exercícios, pois aí, sim, a musculação pode significar riscos. Mas nada que não possa ser adaptado. O que não pode ocorrer é a culpa ser dada à atividade física quando o problema é de origem genética. É um grande mito dizer que a musculação origina as varizes.

Para quem já sofre com as varizes, o ideal é que um profissional da saúde seja procurado, para que assim possa ser realizado o tratamento mais adequado ao caso do paciente. A orientação médica é essencial nestes casos, portanto, antes de buscar uma academia, converse com o seu médico para obter as indicações certas sobre a atividade. Além disso, a academia também desempenha um papel muito importante, que se destaca na escolha de profissionais qualificados. Um bom personal trainner deve levar em consideração todas as especificidades do seu aluno.

As pessoas que possuem varizes também devem saber que a musculação não irá reduzir as veias, nem reverter os quadros. Apenas um tratamento específico para varizes poderá dar resultados definitivos e notáveis. O que é indicado é que essas pessoas apostem nos exercícios aeróbicos, que ajudam bastante na circulação sanguínea, mas escolha as práticas de baixo impacto, como a bicicleta, caminhada, natação, entre outras.

É preciso ressaltar que os exercícios de musculação não apresentam malefícios desde que sejam praticados corretamente, e para isso uma boa respiração é fundamental. Respirar adequadamente, com a expiração correta, não causa aumento de pressão abdominal, portanto o organismo não faz com que as veias das pernas sejam forçadas e dilatadas em excesso.

Antes de qualquer prática, procure auxílio de profissionais qualificados, tanto da área médica, quanto dos preparadores físicos. Esse apoio é o que fará com que você pratique a atividade correta, de forma adequada e seu corpo apenas seja beneficiado.

Assista o vídeo abaixo sobre varizes

 

Por Íngrid de Castro

 

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário