Nhoque da Fortuna – Receita

Você já deve ter ouvido falar no Nhoque da fortuna que é servido todos os dias 29 de cada mês. Essa simpatica “simpatia” promete trazer fartura e prosperidade no mês seguinte.

Para fazer a simpatia basta colocar uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente.

Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia.

Lenda do Nhoque da fortuna

Conta a história que São Pantaleão, num dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo, em algum lugar da Itália. Com fome, bateu à porta de uma casa e pediu comida. Foi recebido por um casal que, mesmo com certa desconfiança, o convidou para sentar-se à mesa com eles. Como eram pobres e os tempos eram difíceis, não tinham muito o que comer. O único alimento eram nhoques, que dividiram com o Santo: sete nhoques para cada um. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Para a grande surpresa, ao retirar a mesa, o casal encontrou em baixo dos pratos moedas de ouro.

Por isso as pessoas que acreditam repetem a receita do Nhoque da fortuna mensalmente sempre no dia 29 . Deixando de lado as crendices populares a receita de nhoque da fortuna é uma ótima sugestão para um almoço ou jantar de fim de semana. E por isso hoje separamos para as leitoras(es) do blog a receita do Nhoque da fortuna para você fazer ai na sua casa e degustar desse delicioso prato culinário com os seus familiares e amigos.

Receita do Nhoque da Fortuna

Ingredientes:

Molho :

– 1/4 de xícara (chá) de azeite
– 1 colher (sopa) de manjericão picado
– 1 kg de tomates maduros, cortados em pedaços
– 2 dentes de alho picados
– 1 cebola picada
– Sal a gosto

Massa do Nhoque:

– 800 g de batata
– 1 ovo
– 1 xícara (chá) de farinha de trigo
– 1 pitada de sal

Para polvilhar:

– 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Molho:

Em fogo médio, cozinhe todos os ingredientes, mexendo de vez em quando, até o tomate começar a desmanchar. Passe por uma peneira, apertando bem com uma colher.

Massa:

Cozinhe a batata com casca em água com sal até ficarem macias. Escorra, descasque e esprema. Depois que esfriar, acrescente o ovo, a farinha e o sal e amasse até obter uma massa homogênea. Faça rolinhos de 1,5 centímetro de diâmetro. Corte em pedaços de 2 centímetros de comprimento.

Aperte levemente cada um com a ponta de um garfo. Cozinhe, aos poucos, em água fervente, até subirem à superfície. Retire com uma escumadeira e coloque numa travessa. Aqueça o molho, espalhe sobre os nhoques, polvilhe o parmesão e sirva imediatamente.

 

 

Fonte receita : M de mulher / foto: divulgação

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!