O que Provoca as Varizes? Dicas e Tratamentos

Muitas mulheres sofrem com os problemas de varizes , na maioria dos casos as varizes aparecem quando existe má circulação sanguínea o que acaba acarretando o aparecimento de vasos e varizes principalmente nas pernas.

Mas o que são varizes?

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a superfície cutânea. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.

As veias mais acometidas pela doença varicosa são as dos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas.
Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações, de coloração avermelhada. Estes casos costumam ser assintomáticos e provocam apenas desconforto estético em seus portadores. Esses pequenos vasos são de localização intradérmica.

Estima-se que 18% da população adulta tem varizes. No Brasil mais de vinte milhões de pessoas carregam esta doença. As mulheres sofrem mais com as varizes por causa dos hormònios femininos – principalmente a progesterona que favorece a dilatação das veias. O principal fator de risco para se ter varizes é a presença desta doença na família: a hereditariedade.

Existem diferentes tipos de tratamentos para acabar ou remover com as varizes. O mais importante são as medidas preventivas. Quando estas medidas de precaução não são suficientes, o seu médico poderá indicar um ou vários dos tratamentos abaixo:

• Escleroterapia química – são injeção de substancias esclerosantes que expulsam o sangue para as veias normais e entopem as veias que estão sendo tratadas. Embora essas injeções precisem ser repetidas em algumas veias, a escleroterapia costuma apresentar excelentes resultados .

• Cirurgia – São realizadas através de mini-incisões e o tempo de internação hospitalar raramente precisa passar de 24 horas. As varizes retiradas numa cirurgia não provocam danos à circulação, uma vez que as outras veias normais e o sistema venoso profundo normal se encarregam de garantir o fluxo de retorno.

• Laser escleroterapia – o tratamento com laser está em evolução, mas ainda não substitui a escleroterapia química. Não pode ser aplicada em todos os tipos de pele e ainda não dá bom resultado nos vasos de calibre maior.
No Brasil alguns médicos fazem o tratamento misto: laser e injeções.

• Laser endovenoso – o tratamento é realizado através da introdução do cateter com laser dentro das varizes com a intenção de destruí-las pelo calor. É uma técnica ainda em fase experimental.

• Radiofreqüência – é a mesma técnica anterior usando o calor produzido por cateteres dotados de dispositivo de RF (radio-freqüência).

Fonte: http://www.varizes.org.br/

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário