O que São Ervas Aromáticas

Ervas aromáticas e suas propriedades

Cultivar plantas em casa é sempre muito saudável, sejam elas ornamentais ou uma pequena horta. Cuidar, regando, podando, tirando as folhas machucadas e mexer na terra é uma terapia caseira. Entre essas plantinhas que você ter em casa, ficam as ervas aromáticas, também conhecidas como ervas de cheiro. Elas são ótimas para “temperar” algumas comidas.

Algumas opções de ervas aromáticas que você pode cultivar em sua horta são coentro, erva-cidreira, manjericão e salsa. Saiba um pouquinho sobre cada uma dessas ervas:

Coentro (coriandrum sativum) – se apresenta em forma de arbusto, com floras cortadas e flores brancas. A erva se caracteriza por sua semente picante, rica em óleos essenciais e ácidos orgânicos. É muito utilizada na gastronomia, assim como suas folhas que servem como tempero.

Erva-cidreira (melissa officinalis) – durante o inverno forma-se arbusto com folhas erverdeadas e exala um aroma próximo ao do limão; no verão apresenta pequenas flores brancas. Contém fibras, óleos essenciais, citronela, citral e também taninos, saponinas e timol, cujas propriedas são anti-sépticas. A cidreira é bastante utilizada em chás.

Manjericão (ocimum basilicum) – esta é uma das principais ervas aromáticas, pois é muito perfumado e ótimo para ser utilizado na gastronomia. Tem forma de arbusto pequeno com ramificações cobertas de folhas verdes brilhantes e durinhas. Também é rico em óleos essenciais como o estragol, cânfora e linalol. Contém ainda ácidos orgânicos e é uma ótima fonte de vitaminas A e C.

Salsa (petroselinum sativum) – também se apresenta em forma de arbusto e no primeiro ano apresenta folhas verdes e no segundo algumas flores amarelas. A salsa pode apresentar a folha lisa ou crespa, ambas tem o mesmo sabor, um pouquinho picante. Contém sais minerais, vitaminas A e C e óleo essencial de apiol.

 

Por Ingrid de Castro.

 

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário