O que você precisa saber sobre – Queda de cabelos e calvice

queda-de-cabelo1

Não existe coisa mais chata do que notar que esta perdendo os cabelos , para os homens já é super desagradável imagina para mulher!

A queda e diminuição de cabelos não é apenas um problema do sexo masculino isso nós já sabemos!!!. Pesquisas revelam um aumento de 10% ao ano no número de casos de diminuição de cabelos em mulheres. A queda não pode ser chamada de calvície.

A calvície é um termo que se aplica só à rarefação capilar, devido a problemas genéticos. Acredita-se que o estilo de vida das mulheres é que leva ao quadro. O stress provoca no corpo alterações hormonais, que podem levar a queda dos fios.

Toda vez que aumenta a queda de cabelos, provavelmente estamos diante de um quadro de perda anormal. Uma queda de cabelo é considerada normal, quando caem até 100 fios diariamente. Como essa perda se da durante todo o dia, a queda é mais visível na hora do banho, ou de se pentear. Considera-se patológica, quando a pessoa perde mais de 150 fios/dia.

No outono, os cabelos realmente caem mais do que no verão, pois a pele possui sensores de luminosidade, que sofrem mais estímulos nesta estação, fazendo com que os cabelos cresçam mais e caiam menos.

Para diagnosticar o quadro e a existência de problema capilar são necessários exames de rotina que envolvem a bioquímica do sangue para se avaliar todos os hormônios: a hipófise, da tiróide, da supra-renal e dos ovários, nas mulheres, testículos, no homem, bem como o metabolismo, dosando reservas de ferro, zinco, cobre, vitaminas e, se necessário, uma biopsia do couro cabeludo completa o ideal é procurar um bom dermatologista para avaliar .

Os xampus antiqueda são bons para manter o couro cabeludo estável e limpo, especialmente quando há presença de dermatite seborréia ou caspa, mas são apenas coadjuvantes no tratamento, pois não revertem o quadro de queda com o seu uso isolado.

O que existe, na atualidade, para o combate a queda de cabelo

Ministérios da saúde de diversos países, aprovam o uso das seguintes substâncias para o combate a queda de cabelo.

Para homens:
Uso Tópico

– minoxidil: apesar de ser um vaso dilatador, não atua com esta função no folículo piloso. Sua função é a de estimular a divisão celular (ação mitógena) e, dessa forma, provocar o crescimento dos cabelos.

– Avicis (17-alfa-estradiol): substância tópica, que impedindo a formação do complexo DHT, que atua na miniaturização do pêlo, que é a calvície.

Uso Oral
– Finasterida: bloqueador da enzima 5-alfa-redutase, que transforma a testosterona (T) em Dihidrotestosterona (DHT), responsável pela calvície.

Para mulheres:

Uso Tópico

– minoxidil.
– avicis.

Uso Oral
– Flutamida: substância que bloqueia a ação dos hormônios masculinos, impedindo sua ação na pele e nos cabelos.

Os tratamentos precisam de acompanhamento médico, pois podem apresentar efeitos colaterais, que precisam ser avaliados caso a caso.

Dúvidas e Dicas sobre queda de cabelo
Tratamentos com laser não são considerados éticos, pois não há estudos comprovando a sua eficácia. Podem ser realizados experimentalmente, sem custo, em serviços de ensino e pesquisa (universidades ou centros de estudos).

Não é aconselhado prender os cabelos todos os dias, quer seja com elástico ou não. Pode-se induzir a uma perda de cabelos chamada de alopecia por tração, comum em pessoas da raça negra que usam os cabelos muito presos.

Chapinha aquece os cabelos podendo, se não aplicada corretamente, danificar a haste capilar. O mesmo acontece com a escova. Uma freqüência máxima de dia sim, dia não, dependendo do cabelo, pode ser aceita.

Gel, musse, leave, cremes, nenhum desses produtos prejudicam os cabelos. Podem deixá-los mais ressecados ou sem brilho, entretanto não interferem na queda.
Quais os fatores que causam a queda de cabelo?

De acordo com estudos dermatológicos, a queda de cabelo só acontece pelos seguintes fatores:

• situações de estresse físico, como gravidez, cirurgias, dietas de emagrecimento e infecções. Existem também os fatores psíquicos, como traumas, depressão, etc.
Este processo é denominado pelos médicos de eflúvio telógeno e, geralmente, a queda dos cabelos começa após 30 a 60 dias do aparecimento ou da ocorrência do fator estressante. Nesta situação o cabelo volta ao normal em aproximadamente 6 meses;

É por isso, por exemplo, que algumas mulheres têm queda de cabelos após o nascimento do bebê.
• carências nutricionais também podem acarretar a queda do fio, além de alterações da cor do cabelo;
• problemas na tiróide, hormonais, excesso de vitamina A, exposição prolongada à radiação de aparelhos de raio X.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

26 Comentários

  • Olá, Gostaria de saber se posso usar um colorante de cabelo, poi, estou usando Avicis, tive dengue que começou dia 14/4/14 e fui internada no dia 19 com perigo de dengue hemorrágica, nunca tive quedas de cabelo, 3 meses depois da dengue estou até chorando de tanto cabelo que perco. Obrigada!

  • esto usand avicis a 17 dias . e meu cabelo ainda cai basteant . meu cabelo e muinto aliozo sera c e por isso ?sera se tenho q suspender o uso do avicis ?

  • Bom dia gente. Tive dengue dia 15 de abril e dia 19 fui internada por 1 semana por se tratar de dengue hemorrágica. Após 2 meses e meio meus cabelos começaram a cair como folhas de árvore no outono. Pelo menos ao ler estes relatos estou mais tranquila por saber que a causa foi a dengue, pois estava muito preocupada. A que indico a todas vá ao dermatologista faça exames médicos urgentemente. Começei a tomar um complexo vitamínico formulado pelo médico(este é o ideal pois são vitaminas para o cabelo), meus cabelos continuam caindo mas 50% menos. Tava caindo tufos, quando tomava banho caia muito (tenho plena convicção que mais de 500 fios). O chão da cozinha ficava preto. Agora, cai menos, mais cai ainda muito mais do que o normal.

  • Também tive dengue faz 3 meses e agora meu cabelo ta caindo os montes,estou muitooo preocupada,fiz exames da tireóides,pra saber se era hormonal mais ta tudo ok.Como estou vendo aqui não sou a única que estar com o mesmo problema.Ja estou com consulta marcada com a dermatologista para quinta feira.

    • Olé tive dengue dia 17 de abril, também fui internada, e dia 1 de agosto meu cabelo começou a cair horrores, e mesmo com remédios ainda não vi melhora, por quanto tempo seu cabelo ficou caindo, ou depois de quanto tempo surgiu um sinal de melhoras?

  • Tive dengue a três meses e meu cabelo está caindo muiiiiito,e o volume dele desapareceu completamente.Eu prendo o cabelo,mas quando solto vem uma quantidade muiiito grande de fios!será que preciso de ir no Dermatologista?

    • Eu também tive dengue e os meus cabelos estão caindo de monte, fui na dermatologista e ela me receitou minoxidil,estou melhorando.

      • Nossa aconteceu o mesmo comigo! Tive dengue e sai do hospital ha cerca de 60 dias, e faz uma semana que meus cabelos estao caindo so de passar a mao! Vou procurar urgente um dermatologista!

  • Boa tarde,tive uma dengue fiquei muito ruim fiquei internada tive febre de 40graus minhas plaquetas chegaram a 50,depois disso meu cabelo começou a cair ,cai muito estou tomando peel food mas até hoje não adiantou nada tem 2 meses que tomo.Agora estou sentindo dores nos ossos e por ultimo agora sinto dores ao respirar nas costa e no peito o que será que pode ser .

  • Depois que peguei dengue o meu cabelo coeçou a cair muito, gostaria de saber se isso é normal, e se isso é realmente um sintoma da dengue?

  • ola….faz 1 ano e meio q estou com queda de cabelo mas é assim,quando lavo sai uns 200 fios,e didia sai uns 50 ,ja tomei muitos remedios p/ isso mas nada,e não tenho falha no meu couro mas diminuio bastante o cabelo ,sera que é normal??

    • Ola Patricia queda de cabelo é normal quando se lava os fios é normal cair de 100 a 150 fios diariamente ,caso perceba a queda excessiva procure um DERMATOLOGISTA para uma avaliação profunda do problema.

  • Boa noite, tenho alopecia e estou fazer tratamento com Avicis, gostaria de saber se posso pintar meus cabelos.

    obrigada

    • Ola Daiana , voce deve primeiramente perguntar ao seu dermatologista apenas ele podera indicar o tratamento correto para tingir os cabelos . Dependendo do seu tipo de alopecia algumas quimicas podem agravar ainda mais o problema. Por isso visite o seu médico !

  • por favor ,a minha duvida é a mesma da leitora Mayra,tambem tive dengue há dois meses ,minhas plaquetas foram pra 50 , tive muita febre fique muito debilitada e agora meu cabelo nao para de cair,cai muito!!!! como nunca caiu,ja tentei contar,cai na faixa de uns 350 fios por dia,estou preocupada,ja estou tomando vitaminas ao tem adiantado nada
    o que faço
    abraços

  • Oi… Tive uma Dengue muito forte, com uma febre de aproximadamente 40 graus, que me deixou muito debilitada. Após 2 meses dessa doença, eu notei o aparecimento de uma queda capilar constante. Ja se passaram 2 anos e nada mudou, além da quantidade de cabelo, a queda continua a mesma e eu ja não sei mais o que fazer, pois nenhum tratamento teve resultado. O que faço???

  • oiii eu naum sei ci tou com exatamente queda de cabelo mais é ki eu nunca vii meu cabelo sair tanto fio como ta saindo de uns tempos pra ca mais minha irmã falou ki é normal cair 100 fios por dia mais do mesmo geito eu tou com medo

Deixe um comentário