O Tempo Ideal Para o Resguardo Pós-Parto

Popularmente conhecido como resguardo pós – parto ou quarentena, o Puerpério é o período logo após a gestação e o nascimento do bebê. E um processo pelo qual toda mulher que acabou de dar a luz deve passar para recuperar o corpo e regularizar as funções normais dos órgãos reprodutivos.

Este período precisa ser rigorosamente respeitado e seguido à risca como mandam os ginecologistas e obstetras. Pois na região onde durante a gestação a placenta se encontrava, ficam concentradas pequenas feridas que só cicatrizam durante uma fase de muito repouso e descanso absoluto, ou seja, de resguardo.

Se esse período não for levado em consideração, as feridas não cicatrizam e a mulher corre sério risco de ter infecções. A ocorrência de febre, ou o sangramento costumeiro após o parto não diminuir e persistir até o 40º dia, costumam ser os principais sintoma de infecção. Se esses dois sinais ocorrerem, se dirija imediatamente ao seu médico.

O puerpério dura em torno de seis a oito semanas e termina com o retorno da menstruação. Podendo acontecer até a sexta ou oitava semana pós-parto – período onde os órgãos reprodutivos estão se restabelecendo e voltam ao seu estado normal.

Um exemplo é o útero, principal órgão envolvido em uma gestação, ele cresce, durante a gravidez, 50 vezes o seu tamanho. Por isso a importância do resguardo, sua duração é o tempo exato de que ele, e outros órgãos necessitam para se recuperar, e voltar ao tamanho certo.

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário