Obesidade infantil – saiba como evitar

obesidade-infantil

Obesidade infantil

A obesidade infantil vem crescendo a cada dia, e a preocupação  dos pais em como fazer com que as crianças percam  peso e evitar futuros problemas de saúde faz com que muitos percam noites de sono.

Já é de conhecimento entre todos que um número grande de crianças se encontram acima do peso ou obesas. E os pais estão começando a procurar ajuda para seus filhos com dietas.

A gordura corporal muda ao longo do crescimento, e meninos e meninas diferem quanto à quantidade de gordura considerada normal.

Dicas para evitar a obesidade infantil:

Todos nós sabemos que os pais são espelhos para o futuro de seus filhos por isso até mesmo o tipo de alimento que vai a mesa do dia-a-dia da família interfere na vida dos filhos.

Sempre abasteça sua geladeira e armários com frutas frescas, nozes, queijo magro, evite trazer para dentro de casa salgadinhos, balas, ou alimentos com pouco teor de fibras, alto teor de gordura e alto valor calórico.

Prefira preparar alimentos apropriados para toda a família e não apenas para a criança que se encontra com sobrepeso peça ajuda das crianças no preparo dos alimentos, o ato de cozinhar deve ser  divertido e interessante, faça as refeições sempre com a família reunida quando for possível.

Faça o controle da porção, faça você os pratos e não coloque as panelas na mesa.

Um bom café da manhã, é ideal para que tenha um ótimo dia coma cereal com pouco açúcar, leite desnatado, yogurte desnatado com granola, frutas e dê preferência aos pães integrais.

A merenda escolar deve ser nutritiva para que a criança sempre tenha interesse de come-la evite mandar dinheiro para que eles saibam se controlar e não comprar nada nas famosas cantinas escolares.

Um bom exemplo são as merendas divertidas, uma garrafa de água, não de refrigerante ou sucos adoçados com açúcar, frutas frescas, e sanduíches, se for o caso, feitos com pães integrais.

A mudança dos hábitos alimentares são importantes para que a criança aprenda a se controlar não existe dieta a curto prazo pois para aqueles que tem a tendência a engorda deve criar hábitos no dia-a-dia.

A atividade física deve se transformar em uma atividade familiar por isso crie um programa de exercícios que vocês possam fazer sempre juntos e que transforme em um prazer familiar.

É muito importante que a dieta a ser seguida pelos filhos seja elaborada por um médico especializado para que você não traga algum problema de saúde ou a uma desordem alimenta assim você consegue ajudar no equilíbrio do peso adequado para as crianças.

1 Comentário

  • gostaria de saber como fazer o percentil de crianças, qual é atabela que deve ser usada conforme o sexo e a idade?

Deixe um comentário