Página inicial » Saúde » Obesidade na Adolescência – Causas e tratamento

Obesidade na Adolescência – Causas e tratamento

Atualizado em:

obesidade adolescencia Obesidade na Adolescência – Causas e tratamento

Caracterizada pelo excesso de gordura corporal, a obesidade resulta em um comprometimento significativo da saúde. Onde, são considerados obesos homens com mais de 25% de gordura corporal e mulheres com mais de 30% de gordura corporal. O aumento da obesidade é um fator cada vez mais preocupante em todos os países e tem atraído bastante a atenção de especialistas preocupados com a alta incidência da doença. Só no Brasil, estima-se que mais de 30% dos adolescentes apresentam excesso de peso.

A adolescência é o período da vida que vai dos 10 aos 19 anos, 11 meses e 29 dias segundo critérios cronológicos propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, o crescimento acelerado, acompanhado pelo desenvolvimento psicossocial e estimulação cognitiva intensa, torna as necessidades dos adolescentes, de energia e nutrientes elevadas, sendo estas, muitas vezes, feitas de maneira inadequada.

Estes maus hábitos alimentares,contribuem para o desenvolvimento da obesidade, cujos índices têm crescido nas últimas décadas decorrentes do aumento do consumo de alimentos com alta densidade calórica e redução da atividade física.

A obesidade pode ter um conjunto de causas isoladas ou não, sendo as principais delas advindas de origem genética, endócrina, hipotalâmica, maus hábitos alimentares, sedentarismo, tireóide e taxa metabólica basal baixa (pessoas que têm baixa combustão dos alimentos, depletam pouco o que ingerem). O sobrepeso e a obesidade na infância e adolescência têm sido relacionados como fatores de risco para doenças cardiovasculares, estando também associados a maiores prevalências de outras doenças na fase adulta. Em mulheres, há a possibilidade do desenvolvimento da artrite. Em homens, poderá causar gota e câncer do colo-retal, bem como interfere na otimização de outros males diversos em ambos os sexos, causando, inclusive, a mortalidade.

O tratamento para obesidade vai depender do estágio da doença, além da própria condição geral de saúde do adolescente e sua real motivação para perder peso. O tratamento da obesidade inclui geralmente uma combinação de dieta, exercícios físicos, mudança de estilo de vida e, em alguns casos, a indicação de medicamentos para emagrecer.

Por Malanny Serejo /Fontes: rgnutri e copacabanarunners

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>