Olho Seco Sintomas e Tratamento

O olho seco trata-se de um problema localizado na superfície do olho, onde as pessoas produzem lágrimas em pouca ou má qualidade. Quando um desses fatores ou ambos se apresentam, podem-se apresentar zonas secas sobre a área ocular, facilitando assim a aparição de lesões.

As lágrimas são produzidas nas glândulas lacrimais alojadas nas pálpebras e na órbita óssea. Estas glândulas, respondendo ao sistema nervoso involuntário, produzindo dois tipos de lágrima: Lágrimas Basais ou Constantes, que servem para alimentar a córnea e promover lubrificação, facilitando a visão e defendendo o olho de infecções ou corpos estranhos. As Lágrimas Reflexas, são produzidas mediante qualquer estímulo (irritação, emoção, etc) e  servem principalmente para enxaguar os olhos. Ao serem liberadas, elas se espalham por toda a superfície externa do olho em cada pálpebra, sendo posteriormente drenadas até o nariz através dos condutos lacrimais.

O olho seco se manifesta através de uma vasta gama de sintomas que incluem: sensação arenosa e/ou de um corpo estranho, ardor, queimação, aspereza, sensibilidade a luz, visão de halos coloridos, olhos lacrimejantes e ardor leve. Pode ser causado pelo ambiente (clima seco, com vento ou ensolarado), poluição ou contaminação ambiental, lugares fechados,fumaça de cigarro, calefação, ar condicionado e também pelos monitores de computador, que podem aumentar a evaporação e causar olho seco.

Os tratamentos do olho seco incluem desde o uso de gotas lubrificantes, antiinflamatórios, antibióticos, medicamentos sistêmicos, descongestionantes e antihistamínicos, até tranqüilizantes, antidepressivos, pílulas para dormir, diuréticos, pílulas anticongenstivas, alguns anestésicos, medicamentos para o tratamento da hipertensão arterial (betabloquadores) e para transtornos digestivos (anticolinérgicos). Em certos casos, outros métodos terapêuticos podem ser recomendados, como a obturação dos condutos de evacuação das lágrimas e o uso de lentes protetoras.

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário