Os 5 níveis do namoro e seus sintomas

Namoro e seus sintomas

Conheça os cinco níveis do namoro e seus sintomas 1

O namoro é geralmente o primeiro estágio da maioria dos relacionamentos, principalmente os duradouros. Nessa fase sempre sentimos uma euforia maior, parece que os sentimentos e ações são muito mais intensas e seus efeitos maiores e ainda impactantes. Se você também já sentiu isso provavelmente passou por alguns dos cinco níveis do namoro. Saiba quais são eles e conheça os seus sintomas:

  1. Frio na barriga – nessa fase do namoro, geralmente caracterizada nos primeiros meses, é notada uma intensa ligação entre o casal, paixão forte e sexualidade à flor da pele. Em muitos casos é percebida uma perda de peso e também diminuição da produtividade. A libido por ser elevada em 56%, isso porque a produção dos hormônios sexuais testosterona e estrogênio também se intensificam.
  2. Construção da relação – nesse momento, o casal já se encontra mais estabilizado, por isso a atração física super intensa do começo do namoro fica de lado um pouquinho e inicia-se a fase em que os dois vão se conhecer melhor, obter mais informações um sobre o outro. O estado de ansiedade é normal, mas é um tipo de ansiedade boa que aumenta o nosso prazer.
  3. Assimilação – depois que os dois já se conhecem bem e tomaram a decisão de querem ficar juntos, vem a fase dos questionamentos sobre o futuro do casal. Como funcionará essa relação, quais serão os seus limites, onde isso irá dar? Nessa etapa é comum o aumento de estresse.
  4. Honestidade – nesta fase do relacionamento o casal realmente se torna transparente, os dois revelam como é o seu “eu” de verdade. Neste momento o estresse e a ansiedade também aumentam bastante, principalmente porque as pessoas tendem a se sentir bem mais vulneráveis.
  5. Estabilidade – nesta etapa, quando o casal optou por continuar juntos, seguir a vida um ao lado do outro, vem a estabilidade da relação, o momento em que a intimidade e a confiança, entre outros sentimentos, são aflorados e desenvolvidos. Em geral, as pessoas tendem a ficar bem mais felizes nesse momento da vida, o apego e a segurança geram tudo isso.

 

Estas são os cinco níveis de um relacionamento que foram determinadas após uma pesquisa feita com casais, mas isso não quer dizer que os cinco passos ocorram, pois, como vimos, há um caminho longo entre cada um deles. O importante é identificar e aproveitar cada um, fazendo tudo o que pode para chegar ao último com sensação de realização e felicidade para ambos.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário