Os Benefícios da Drenagem Linfática

Técnica de massagem estimulante do sistema linfático, a Drenagem Linfática estimula a linfa a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando-a até os gânglios linfáticos; eliminando assim o excesso de líquido e toxinas do organismo. A drenagem linfática pode ser aplicada de forma manual ou por meio de uma modalidade recente, a eletroestimulação. Ela é aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa.

A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. Por isso mesmo, a massagem deve ser rítmica, sem muita pressão, já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. A idéia da técnica é que ela seja inclusive relaxante, trazendo bem-estar imediato. Todavia, a massagem é contra-indicada para mulheres com diagnóstico de tumores, abscessos e nódulos não-identificados.

Técnica que apresenta grandes benefícios ao corpo, a drenagem linfática ativa a circulação sanguínea, melhora a oxigenação das células, estimula a imunidade (aumento da produção de linfócitos), melhora a ação antiinflamatória, aumenta o potencial reparador das células e dinamiza os processos catalisadores de uma boa cicatrização, todos perdurando por horas mesmo após a drenagem cessada.

A prática da drenagem linfática também é estritamente recomendada no pós-operatório imediato de cirurgia plástica de abdome, lipoaspiração, lipoescultura, mamoplastia, plásticas faciais e mastectomia; por favorecer uma recuperação mais rápida, pois estimula o organismo a eliminar os líquidos que causam o edema e diminuindo a probabilidade do surgimento da fibrose.

 

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário