Página inicial » Saúde » Os Benefícios do Alho Cru

Os Benefícios do Alho Cru

Atualizado em:

beneficios alho cru Os Benefícios do Alho Cru

De acordo com os registros históricos, a origem do alho remonta a mais ou menos 6.000 anos. Existe também certa imprecisão e controvérsias quanto a região de origem do alho, alguns estudos atribuem ser ele nativo da Europa mediterrânea ou do continente asiático.

Entretanto, a maioria dos estudos indica a Ásia como local de origem do alho. Onde teria surgido no deserto da Sibéria, e tenha sido levado para o Egito por tribos asiáticas nômades, dali tenha seguido para o extremo oriente através das rotas do comércio com a Índia, e depois tenha chegado à Europa.

Para todas as culturas, seja a indiana, a egípcia, a grega, a hebraica, a russa ou a chinesa, sendo para eles, o alho um elemento quase tão importante quanto o sal.

De acordo com os registros históricos, a origem do alho remonta a mais ou menos 6.000 anos. Existe também certa imprecisão e controvérsias quanto a região de origem do alho, alguns estudos atribuem ser ele nativo da Europa mediterrânea ou o continente asiático.

Entretanto, a maioria dos estudos indica a Ásia como local de origem do alho. Onde teria surgido no deserto da Sibéria, e tenha sido levado para o Egito por tribos asiáticas nômades, dali tenha seguido para o extremo oriente através das rotas do comércio com a Índia, e depois tenha chegado à Europa.

Para todas as culturas, seja a indiana, a egípcia, a grega, a hebraica, a russa ou a chinesa, o alho era um elemento quase tão importante quanto o sal.

O alho tem efeitos benéficos comprovados. Funciona como antitérmico e expectorante natural, sendo amplamente utilizado em casos de bronquite e asma.Em cortes ou lesões na pele, funciona como anti-séptico; seu poder é superior ao do álcool a 90º.

Também atua como desinfetante na boca, estimulando diversas funções, entre elas a secreção salivar e a de suco gástrico. Bem como aumenta o apetite, regula a digestão e combate as fermentações pútridas do intestino.
Os Chás feitos com sua folha combatem a diarréia, colites e parasitoses intestinais.

O alho fresco possui alina, um amino-ácido sulfurado que se transforma em alicina, princípio ativo anti-séptico e eficaz no tratamento de doenças coronarianas. Sua ação no aparelho circulatório é auxiliar na prevenção de eventuais tromboses em vasos arteriais importantes, que irrigam coração, pulmão e cérebro. O alho ainda controla a pressão arterial, o nível do mau colesterol e dos triglicerídeos.

Por isso, o consumo de um dente de alho, 3 vezes ao dia é recomendado pelos médicos, principalmente para pessoas que estão no grupo de grande risco para o infarto, como diabéticos, hipertensas, obesas, com hipertireoidismo e que costumam exceder-se no tabagismo e bebidas alcoólicas. Nos diabéticos, a ingestão regular ajuda a controlar o nível de glicose.

Por Malanny Serejo

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>