Página inicial » Saúde » Os Benefícios do iogurte

Os Benefícios do iogurte

Atualizado em:

iogurte beneficios Os Benefícios do iogurte

Manter hábitos alimentares saudáveis é fundamental para conquistar uma saúde perfeita, o que poucas pessoas sabem é que alguns alimentos são fundamentais para o nosso organismo.O iogurte é um desses alimentos que fazem bem para a nossa saúde.

O iogurte é um alimento digestivo e rico em cálcio, é um dos alimentos mais completos que pode e deveria ser ingerido diariamente.

O iogurte tem uma composição muito semelhante à do leite, já que contém quase os mesmos nutrientes, como o cálcio e o fósforo (essenciais à manutenção de ossos e dentes saudáveis), vitaminas, minerais e proteínas (parcialmente pré-digeridas por acção das bactérias lácteas, o que permite uma melhor digestão).

A maior parte das suas qualidades deve-se à fermentação, o processo pelo qual o leite é transformado em iogurte. Neste processo, a lactose é parcialmente transformada em ácido láctico, o que facilita a assimilação em pessoas com intolerância à lactose.

Contém bactérias lácteas vivas que ajudam a regenerar a flora intestinal, inibindo a acção de bactérias patogénicas, o que confere uma protecção natural contra as infecções gastrointestinais. Estas bactérias consideradas boas parecem promover também a estimulação do sistema imunitário.

Os iogurtes são importantes fontes de : cálcio, zinco, vitaminas do complexo B, vitamina A e proteínas.

cálcio – é importante na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas;

zinco - aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico;

As vitaminas do complexo B – participam do metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídeos;

A vitamina A – é fundamental na saúde da visão, da pele, restaura e constrói novos tecidos;

As proteínas - produção de anticorpos, hormônios e enzimas.

No mercado, é possível encontrar uma variedade de iogurtes. Os que contêm pedaços de fruta são mais nutritivos, apesar de serem, também, mais calóricos. O ideal é optar pelas opções magras .

Os de sabores são ricos em corantes que não têm benefícios nutricionais. É melhor optar por outras variedades ou consumi-los com moderação.

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>