Osteoporose – sintomas e prevenção

osteoporose

OSTEOPOROSE
Osteoporose é a doença óssea metabólica mais freqüente, causando fratura. É a diminuição absoluta da quantidade de osso e desestruturação da sua microarquitetura levando a um estado de fragilidade em que podem ocorrer fraturas após traumas mínimos. Um tipo de doenças ligada ao envelhecimento.

A fratura de femur é uma consequência mais dramática da osteoporose e algumas vezes levando a morte do paciente.

O desenvolvimento da osteoporose:
O remodelamento ósseo é um processo contínuo de retirada de osso para o sangue e formação de osso novo, ocupando 20 a 30% do esqueleto a cada momento. Através do remodelamento, o tecido ósseo substitui células velhas por novas (o que ocorre em todos tecidos) e o organismo pode dispor de elementos importantes que são armazenados nos ossos, como o cálcio.
Os osteoclastos são as células responsáveis pela reabsorção durante o remodelamento.

No início de cada ciclo de remodelamento os osteoclastos escavam o osso, formando lacunas na sua superfície e cavidades no seu interior. Após cerca de duas semanas os osteoclastos são deslocados pelos osteoblastos que em um período aproximado de três meses preenchem a área absorvida com osso novo.
Após os 30 anos de idade a quantidade de ossos reabsorvido e reposto é mais lento e perdendo-se a massa óssea.

As alterações no funcionamento das unidades de remodelamento levam à osteoporose. Um é lento e dependente da idade – osteoporose senil – e relacionado com defeito na formação óssea; os osteoclastos produzem lacunas de profundidade normal ou até menores, mas os osteoblastos são incapazes de preenchê-las completamente.

Nos casos de osteoporose devemos procurar um médico, manter uma dieta a base de cálcio e atividades físicas que são primordiais em alguns casos.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário