Página inicial » Saúde » Pele rosácea

Pele rosácea

Atualizado em:

rosácea Pele rosácea

A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele, que tem como característica principal a vermelhidão e espinhas na região central da face. Ocorre com maior freqüência em mulheres por volta de 40 anos, mas também pode acometer alguns homens.

Sua causa ainda não foi identificada, no entanto são conhecidos os fatores desencadeantes, como calor local, consumo de bebida alcoólica, alimentos quentes e estresse emocional.

Não há cura para a rosácea, entretanto há várias opções terapêuticas que podem controlar a doença conforme o estágio e a gravidade, como antibióticos via oral ou de uso tópico local, ácido azelaico tópico, ácido retinóico e seus derivados também de uso tópico ou via oral.

Para reduzir a vermelhidão, podem ser utilizadas ainda fórmulas “calmantes” para a pele e técnicas com laser, para reparar as marcas. Uma vez que sua causa é desconhecida, não há como realizar um trabalho de prevenção, mas é possível reduzir os surtos por meio de monitoramento de fatores desencadeantes.

A rosácea é encontrada nas pessoas que têm a pele seca e sensível e também nas pessoas que possuem a pele oleosa e sensível.

pele rosacea Pele rosácea

Verifique abaixo se possui alguns dos sintomas desse problema:

Ressecamento
Descamação
Vermelhidão
Queimação
Rugas
Maquiagem marcada no local das rugas
Descamação nas pálpebras
Lábios ressecados com pele descamando
Pele do rosto áspera
10° Pele opaca e sem brilho
11° Pele irritada quando em contato com lã ou outros produtos ásperos
12° Acne leve
13° Pequenos vasinhos no rosto

Você pode ter 1 ou mais desses sintomas ao mesmo tempo e cada sintoma requer um tipo diferente de tratamento.

Mas se você apresentar os sintomas, já é necessário procurar um dermatologista para avaliar se realmente trata-se de rosácea.

# Procure o seu médico ou um médico dermatologista  para diagnosticar doenças, e indicar tratamentos e receitar remédios.
# As informações disponíveis no site TodaPerfeita possuem apenas caráter educativo.

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita

Um comentário

  1. Eu tenho muitos dos sintomas descritos, tais como, vermelhidão da pele seguida de descamação muito acentuada. Normalmente aparece no seguimento de periodos de stress e, suspeito que, associado também ao aumento da humidade do ar. A localização no corpo é sempre no mesmo local, a parte frontal da face, de ambos os lados do nariz e numa escala inferior pode alastrar às fontes e nas palpebras e sobrancelhas, designadamente junto ao nariz. O estranho (felizmente) é que não causa qualquer incomodo físico, nada de pruridos, dor, etc. Apenas o desconforto da sensação de pele seca. Os cremes hidratantes não surtem efeito, apenas deixam a pele com aspecto e sensação de uma queimadura aparente, e a descamação acaba por reaparecer. Será que falamos do mesmo problema?

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>