Pessoas com problemas nos joelhos podem fazer exercícios de agachamento?

Quem tem problemas nos joelhos podem fazer exercícios de agachamento?

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O agachamento é um dos exercícios que mais tem sido usado para dar bons resultados na aparência das pernas e também do bumbum. Ele é feito geralmente com um peso razoável que a pessoa sustenta nos ombros para subir e descer fazendo as suas séries. O fato é que todo esse peso pode ser um pouco prejudicial para quem não está muito bem das articulações.

  • Pessoas que têm problemas nos joelhos, por exemplo, não costumam ter a indicação do agachamento como uma atividade para tonificar os músculos, pois isso pode vir a acarretar o problema atual, causando algo muito mais sério e incômodo. É muito importante que a pessoa que já tem algum tipo de lesão comunique isso ao seu personal trainner, ao professor que cuida da academia, enfim, a pessoa que é responsável por montar a sua série de exercícios e que lhe diz o que fazer no treino.

Caso uma pessoa esconda que tem uma lesão, ela pode acabar causando um problema muito grande para si mesma, pois ela irá praticar exercícios que não condizem com a sua capacidade física. Os exercícios de agachamento são extremamente contra-indicados nestes casos de problemas nas articulações dos joelhos, pois são eles mesmo que devem dar sustentação ao corpo na hora de praticar esse tipo de atividade. Portanto, se vai forçar, a indicação é evitar ao máximo o exercício.

  • Pessoas que apresentam lesões nas articulações dos joelhos devem procurar atividades físicas que não forcem essa parte do corpo, como alguns exercícios aeróbicos, exercícios na água e até o pilates, que é uma boa atividade física para quem quer uma tonificação suave dos músculos, mas sempre sem afetar essa parte tão importante do nosso corpo e que já está lesionada, no caso de pessoas que já apresentam problemas.

Além dos exercícios de agachamento, também existem outros tipos de exercícios e aparelhos das academias que não são indicados para quem está com uma lesão nos joelhos. São eles: legpress, cadeira extensora e flexão de joelhos. Estes exercícios não são adequados, pois eles podem afetar ainda mais os joelhos, causando problemas como a tendinoplatia, que é a inflamação dos tendões, além de forçar a cartilagem da patela, o menisco, os tendões e ligamentos dos joelhos.

A cadeira extensora pode acelerar o desgaste da cartilagem da patela, por isso também contra-indicada. Já as flexões de joelho podem causar um desequilíbrio no alinhamento dos membros inferiores.

 

Por Íngrid de Castro

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