Por que acontece o efeito sanfona?

Efeito sanfona saiba como acabar

Porque as pessoas sofrem tanto com o efeito sanfona 1

Muitas pessoas que passam lutando contra a balança para perder peso acabam desenvolvendo o que é chamado de efeito sanfona. O que é o efeito sanfona? Chama-se assim o fato de engordar e emagrecer frequentemente, estar sempre com o peso oscilando, às vezes mais, às vezes menos, e assim por diante. Em geral o efeito sanfona é mais comum em pessoas que são adeptas das dietas radicais e muito restritivas.

Por que o efeito sanfona acontece?

Uma explicação possível para a existência do efeito sanfona é que, quando há uma redução na ingestão de alimentos, ou seja, uma dieta muito drástica, há também a redução do hormônio peltina, que é o responsável por nos dar sensação de saciedade. Ao mesmo tempo, há o aumento da grelina, que á substância que gera o apetite, isto é, que estimula a fome.

O resultado da alteração hormonal

Estes dois hormônios são encarregados por atuar no equilíbrio do nosso metabolismo, quando isso acontece, um hormônio sobre e o outro desce, você fica mais suscetível ao efeito sanfona, porque sente mais fome e menos saciedade, querendo comer sempre mais. É uma espécie de defesa do organismo, pois na falta de alimento ele faz com que o ganho de peso seja facilitado.

Como reverter a situação e evitar o efeito rebote

É por isso que muitas pessoas acabam sempre engordando após uma dieta restritiva de curto prazo. O importante mesmo é fazer uma reeducação alimentar, pois se você não mudar a sua cabeça e adequar o seu organismo a isso, sempre ficará tentando emagrecer, enquanto seu cérebro e seu estômago pedem comidas pesadas, guloseimas, gorduras e muito mais.

Aprendendo a comer com consciência e pensando no seu corpo

O efeito sanfona não é ruim apenas pelo fato de você engordar novamente tudo o que havia perdido, mas também por que ela frequente distensão da sua pele toda vez que engorda dois, três, cinco quilos de novo pode fazer com que surjam até algumas estrias. Então, se você quer realmente uma mudança no seu corpo, faça uma mudança no seu estilo de vida, pratique atividades físicas, se reeduque na mesa e, somente assim, poderá atingir o seu real objetivo sem que isso seja um sofrimento para você e para o seu corpo.

Enfim, para emagrecer de verdade é preciso muita dedicação, mas também cuidados com o seu corpo e responsabilidade. Procure um profissional para lhe auxiliar no processo.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário