Por que é mais fácil engordar no inverno?

Por que engordamos tanto no inverno?

Por que engordamos tanto no inverno 1

 

O inverno já está quase terminando, tendo em vista que no dia 22 de setembro deste ano inicia a primavera. No entanto, mesmo ele chegando ao seu final, muitas pessoas ainda sofrem com os efeitos do frio, que se manifestam até na balança. Por que será que engordamos mais durante o inverno? Confira:

Podemos começar explicando o fato da aquisição de quilos extras durante a época de temperaturas mais baixas, principalmente abaixo dos 20 graus, com o fato de o nosso corpo necessitar de recargas de calorias que foram gastas. Para quem não sabe, o nosso corpo gasta muito mais energia no inverno para nos manter na temperatura ideal, que é 36 graus. É por isso que o nosso organismo gasta 10% mais combustível para executar as tarefas do dia a dia, diferentemente do que acontece no verão.

Sendo necessária essa recarga de calorias, desenvolvemos uma vontade muito maior de consumir alimentos calóricos, o que acaba sendo um perigo para a dieta e boa forma. No entanto, você pode conseguir essas mesmas calorias de forma mais benéfica ao seu corpo, através do consumo de proteínas magras. As proteínas dão mais saciedade e garantem a energia para o organismo. Caso ainda siga com fome durante o dia, aposte no consumo de frutas ou chás para reduzir a sensação de estômago vazio.

O clima frio acaba sendo favorável para o consumo de algumas receitas mais calóricas, e também deliciosas, como chocolate quente e também o fondue. A dica para consumir esses alimentos sem causar um estrago na balança é fazendo a troca de alguns ingredientes. Por exemplo, em vez de preparar o chocolate quente com o leite integral, troque-o pela versão desnatada. Já o fondue, no lugar do chocolate ao leite em barra, prefira o chocolate na versão meio amargo, que possui um nível maior de cacau e menor de gordura. Além disso, também controle as quantidades e a frequência desse consumo, você pode se deliciar sem sair da medida.

Como se não bastassem as recargas calóricas que o nosso organismo necessita, ainda há a produção de serotonina, que é bastante reduzida em dias cinzentos, muito comuns no inverno. Nestes dias, acabamos buscando essa reposição de serotonina em alimentos ricos em açúcar e amido, mas esse é ciclo vicioso muito perigoso, pois a secreção de insulina leva o açúcar para baixo no sangue, fazendo com que tenhamos ainda mais vontade de consumir esses alimentos.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário