Por que precisamos do sal ?

O sal de cozinha faz mal ou não? Por que temos de consumi-lo? 

Por que precisamos do sal 1

O sal faz parte da rotina de alimentação da maioria, senão todas, as famílias brasileiras. Muita gente sabe que o seu consumo em excesso pode causar problemas graves, como a hipertensão, mas mesmo assim não conseguimos deixar de ingerir os alimentos com o sabor agradável que ele garante. Por que nós precisamos consumir sal? Ele é vilão ou não? Confira mais sobre essas dúvidas:

O nosso velho conhecido sal de cozinha, também chamado de cloreto de sódio, é tão importante e já foi tão valioso que antigamente era usado como moeda de troca. O sal é tão utilizado e apreciado que é praticamente impossível cozinhar sem ele, muito menos comer.

O sal é uma preciosa substância para o nosso corpo, pois o seu consumo em pequenas porções ajuda a controlar as substâncias que entram e saem das nossas células. Consumindo de 6 a 8 gramas de cloreto de sódio por dia conseguimos manter um equilíbrio nas células, controlando os nutrientes e água, o que entre e o que sai delas.

Além disso, quando consumido nas quantidades certas, o sal tende a melhorar o processo digestivo, torna mais simples e prática e produção de energia para o nosso corpo, estimula o funcionamento dos rins e também facilita a reposição de água perdida com o suor, principalmente para quem pratica atividades físicas. Enfim, o sal é importante e deve ser consumido de forma consciente, pensada para o bem-estar.

O único problema no consumo do sal está no seu excesso, pois quando consumido demasiadamente ele pode causar alguns problemas de saúde. O excesso de sal consome a água das células do nosso corpo, fazendo com que os vasos sanguíneos sejam muito forçados, o que gera um forte aumento na pressão arterial. O consumo exagerado de também tem o efeito contrário do que a quantidade certa em se tratando dos rins. Sal demais afeta a absorção de cálcio e demais nutrientes, e ainda influencia negativamente na função renal.

Em geral acabamos sendo enganados pelo nosso paladar, que exige até 10 vezes mais sal do que é necessário para dar sabor aos alimentos e para executar todas as funções do nosso organismo com saúde e benefícios. O segredo é tentar investir nas pequenas quantidades e ir acostumando o nosso paladar os novos sabores, pensando na saúde no prato.

 

Por Íngrid de Castro

Deixe um comentário