Por que as unhas ficam com manchas esbranquiçadas?

Por que aparecem manchas brancas nas unhas?

Por que aparecem manchas brancas nas unhas 1

Para se ter unhas bonitas não é necessário apenas investir em cutículas bem cuidadas e esmalte sempre em dia, é preciso também cuidar da aparência delas naturalmente, averiguando se estão fortes, bem lisas e com a tonalidade adequada. Algumas manchas e marquinhas nas unhas podem ser sinais de problemas de saúde, por isso é interessante sempre manter a atenção nisso. Hoje vamos conferir o que são as manchas brancas:

As manchas brancas nas unhas são chamadas de leuconiquia focal, que são, basicamente, manchas brancas causadas por uso de produtos químicos, atritos, lesões, uso excessivo de esmaltes, uso de medicamentos antibióticos, entre outras opções. Além disso, as manchas de cor branca também podem aparecer nas unhas devido à falha de nutrientes no nosso organismo, entre eles, ferro, zinco, vintamina A e B6.

Essas manchas brancas chamadas de leuconiquia podem ser classificadas em quatro grupos, sendo eles:

  1. Leuconíquis striata – estas são as manchas brancas que se formam como riscos sobre as unhas. Em geral, elas podem caracterizar problemas de saúde como a cirrose ou pacientes com câncer em tratamentos com quimioterapia;
  2. Leuconíquia totalis – neste tipo as unhas tendem a ficar completamente esbranquiçadas. Isso pode acontecer por efeito colateral do uso de algum tipo de medicamento antibiótico ou fator genético;
  3. Leuconíquia própria – neste caso, as manchas brancas aparecem logo após a raiz das unhas e podem ser resultado da falta de zinco no organismo;
  4. Leuconíquia partialis – é o tipo de mancha branca que cobra boa parte das unhas, podendo ser causar por uma variedade de motivos.

Para tratar as manchas brancas nas unhas é necessário, em primeiro lugar, identificar qual é a fonte do problema. Após, você pode investir em uma dieta mais rica, suplementação alimentar à base de zinco ou outras opções, lembrando que tudo isso deve ser indicado por um médico adequado que compreenda o assunto. Jamais busque soluções sem antes ter certeza do que é mais adequado para o caso, afinal de contas apenas os especialistas devem receitar produtos e tratamentos.

Assim que você notar as manchas brancas nas unhas busque ajuda profissional e inicie os tratamentos o quanto antes, pois pode parecer uma coisa muito simples e incapaz de causar problemas maiores, mas na verdade qualquer coisa que possa afetar a nossa saúde merece atenção e um tratamento adequado. Não deixe para depois.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!