As principais causas da intoxicação alimentar

Causas da intoxicação alimentar

Principais causas da intoxicação alimentar 1

A intoxicação alimentar é um problema que pode acontecer com qualquer pessoa, a qualquer momento. Muitas vezes sentimos aquele desconforto grande no estômago, ficamos enjoadas e com a sensação de que algo que comemos não nos fez bem. Pois é, você pode estar sendo vítima de uma intoxicação alimentar. Vamos descobrir por que ela acontece? Confira:

Agora, vamos compreender como acontece a intoxicação alimentar. Bem, esse processo é causado, basicamente, quando realizamos a ingestão de alimentos contaminados por bactérias, vírus e parasitas, entre outros micro-organismos que causam males ao nosso corpo. Em geral, essas bactérias e seus companheiros podem ser encontrados em carnes cruas, peixes, ovos, carne de frango, mas também podem tomar conta de outros tipos de alimentos.

Essa contaminação dos alimentos geralmente acontece porque esses alimentos são mal armazenados e expostos ao ar livre, sem a refrigeração adequada que costumam necessitar. Em alguns casos, a contaminação também pode acontecer por descuidos da pessoa que o consumiu. A falha na higienização das mãos é uma das principais causas de intoxicação alimentar, pois as bactérias presentes nelas acabam contaminando as comidas, gerando um mal-estar bastante incômodo.

Em geral, as intoxicações alimentares não costumam ser muito graves e tendem a durar poucos dias, causando alguns incômodos, é claro, entre eles, diarreia, dor de estômago, ânsia de vômito e muito mais. Com paciência e uma alimentação adequada e leve o problema tende a se resolver de forma rapida e naturalmente. Quando isso não passar em poucos dias, a intoxicação pode ter atingido um nível mais avançado e, portanto, a consulta com um médico se faz essencial, pois assim você poderá obter o tratamento adequado.

Campylobacter, Salmonella e E. coli. são alguns dos micro-organismos que costumam causar as intoxicações alimentares. Além disso, alguns alimentos podem ser contaminados ainda enquanto ainda estão na terra, principalmente por serem irrigados com água já contaminada, em muitos casos por fezes de animais ou até mesmo por esgoto de residências e empresas.

O manuseio inadequado dos alimentos e também a má organização e higienização dos locais onde são eles são preparados, podem contribuir e muito para a contaminação dessas comidas. As tábuas de corte feitas de madeira ou plástico, por exemplo, são grandes vilãs em cozinhas, pois quando não passam por processo de limpeza adequada ou troca regular podem acumular bactérias que infectam os alimentos, causando as intoxicações em que nos consome após preparados.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário