Psoríase sintomas e prevenção

Psoríase

Psoríase sintomas e prevenção

A psoríase é uma doença difícil de se diagnosticar e pouco conhecida,  muitos acham que é um tipo de caspa ou seborréia. Mas engana-se a psoríase é uma doença de pele inflámatoria, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora.

A psoríase acaba afetando entre 1 a 2% da população mundial. São afetados homens e mulheres.  A idade de prevalência é  antes dos 30 e após os 50 anos. E em alguns casos em 15%  surge antes dos dez anos de idade.

A psoríase não é contagiosa, pode aparecer sob diferentes formas clínicas e diferentes graus da doença. É descrito 30% de incidência familiar.

A psoríase pode ocorrer motivado por influência do meio, alguns medicamentos ou estresse.

As lesões são várias, com períodos de exacerbações e remissões, localizados em superfícies de extensão como joelhos e cotovelos, couro cabeludo, palmas das mãos, sola dos pés.  Se você estiver com algum tipo de casquinha no corpo ou no couro cabeludo que insiste a não sumir procure seu dermatologista.

Tratamento Psoríase

O tratamento da psoríase vai depender do quadro clínico apresentado, podendo variar desde a simples aplicação de medicações tópicas nos casos mais brandos até tratamentos mais complexos para os casos mais graves.

A resposta ao tratamento também varia muito de um paciente para outro e o componente emocional não deve ser menosprezado. Uma vida saudável, evitando-se o estresse vai colaborar para a melhora. A exposição solar moderada é de grande ajuda e manter a pele bem hidratada também auxilia o tratamento.

Não existe uma forma de se acabar definitivamente com a psoríase, mas é possível se conseguir a remissão total da doença, obtendo-se a cura clínica. Ainda não é possível, no entanto, afirmar que a doença não vai voltar após o desaparecimento dos sintomas.

Deixe um comentário