Pular Corda Para Emagrecer

Um dos segredos da top modelo baiana Adriana Lima para secar os quilinhos adquiridos na gravidez, pular corda é um dos mais eficientes exercícios aeróbios, ideais para torrar muitas calorias em  poucos minutos de prática, ideal para quem não tem muito tempo de malhar. Além de ser uma atividade barata e divertida.

Exercício simples, pular corda consiste em circular uma corda em torno de si, ou seja, por baixo dos pés passando pela cabeça, sem que se toque nela. Essa atividade está virando uma grande mania nas academias de ginástica do mundo todo.  Ela pode ser praticada na sala de musculação, em aulas coletivas, geralmente, chamadas de Rope Class ou Power Jumping Class (combinando aquecimento-movimentos simples de manejo da corda, alongamentos, parte aeróbica-saltos e saltitos, localizada (abdominais, agachamentos, etc…) e resfriamento/alongamento) ou até mesmo em casa, junto com a família toda.

Entretanto, esteja atenta a algumas ressalvas: Antes de comprar sua corda, meça seu comprimento para adaptá-la a sua altura. Fique de pé e pise sobre ela. Ao estende-la, as extremidades devem ficar abaixo das axilas (ou no meio do peito) dos dois lados. A primeira vez que pular corda, faça-o devagar. Primeiro pular baixo (o suficiente para que a corda passe rapidamente por baixo dos pés), isso diminui o impacto da atividade e o risco de adquirir lesões. Quando for adquirindo prática e rítimo, aumente as passadas. Pule e aterrize com o terço anterior dos pés (parte da frente), para evitar lesões. Uma boa dica é ficar com as pernas estendidas no ar e flexionar os joelhos quando aterrizar; Mantenha os ombros relaxados e gire a corda com os punhos.

Por ser um exercício intenso e cansativo, principalmente para sedentários, no início, deve-se pular com intervalos de descanso. Pule de 1 a 2 minutos com 30 seg. de descanso. Repita essa combinação e, com o passar das semanas, crie a sua própria de acordo com a sua resistência e condicionamento individual, até poder ir aumentando o tempo sem descanso.

Sempre pule corda em terreno plano, de superfície macia; nunca pule no cimento, mármore ou asfalto sem um bom par de tênis para corrida! Bons lugares são pistas de corrida, pisos emborrachados ou gramados. De grandes benefícios, ela fortalece os grupos musculares superiores e inferiores do corpo, embora priorize músculos da perna e glúteos. Geralmente, queima bem mais calorias e melhora a capacidade aeróbia que exercícios aeróbios tradicionais como a caminhada e até mais que a corrida. Protege contra doenças cardíacas; É um dos melhores exercícios para melhorar o condicionamento geral do corpo, agilidade, força vertical, equilíbrio e coordenação geral. Além de ser eficaz no tratamento da Celulite e no combate a osteoporose. Seu gasto Calórico pode chegar de 500 a 800 kcal por hora.

Por Malanny Serejo

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