Quais os cuidados que devem ser tomados na higienização dos alimentos

Dicas para cuidar da higienização dos alimentos corretamente

Quais cuidados que devem ser tomados na higienização dos alimentos 1

Os alimentos são algumas das coisas com as quais mais devemos ter atenção dentro de casa, pois é muito fácil contrair uma contaminação com eles, principalmente devido ao seu mau manuseio e higiene. Pois é, limpar os alimentos antes de consumi-lo é de extrema importância, mas nem todas as pessoas sabem como fazer isso corretamente. Veja algumas dicas para higienizar tudo o que entra na sua cozinha e geladeira e proteja-se:

Quando os alimentos vêm do mercado, da feira, da fruteira, enfim, do estabelecimento que você costuma fazer as suas compras, sem a higienização ou com má higienização, eles podem contar micro-organismos que tendem a oferecer riscos à nossa saúde. É por isso que é tão sério e tão importante saber como esses alimentos devem ser lavados corretamente e também armazenados.

Os vegetais e hortaliças, por exemplo, são os alimentos que mais costumam necessitar de higienização, pois não tendem a possuir embalagens e vêm diretamente da terra para o nosso prato. Todos devem ser lavados com muito cuidado sob água corrente antes que sejam armazenados na geladeira ou fruteira.

Todos os alimentos que são consumidos crus ou com casca precisam ser bem higienizados. Você pode fazer a limpeza deles com uma solução desinfetante, a qual é feita com uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Basta deixar os alimentos de molho por 15 minutos nessa mistura e, em seguida, lavá-los novamente apenas em água corrente.

Você também usar o vinagre branco para higienizar os alimentos. Basta misturar duas colheres de sopa de vinagre a cada litro de água. Deixe os alimentos de molho por 30 minutos. Após esse período, lave os alimentos novamente apenas em água corrente.

Hoje em dia já existem soluções industrializadas próprias para a higienização dos alimentos. Você pode comprar um tubinho desses líquidos e ter em casa para lavar as suas saladas, suas frutas e demais alimentos crus que venha a consumir. É importante ressaltar que apenas a água corrente não é o suficiente para acabar com os micro-organismos que nos fazem mal.

Uma boa dica para a limpeza de alimentos que serão consumidos com casca é ter uma esponjinha ou escova especial para lavá-los. Mas atenção, não vá utilizar a esponja de lavar a louça para lavar as frutas, vegetais e verduras, certo? A esponja da pia também contém micro-organismos, por isso só enfatizaria o problema.

Assista o vídeo abaixo sobre mais higienização dos alimentos

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário