Qual a Forma Saudável de Cozinhar os Alimentos

 

Conserve os nutrientes com o preparo ideal dos alimentos

Manter uma alimentação saudável não significa apenas fazer a melhor escolha dos alimentos, mas também prepará-los da maneira mais benéfica possível para a nossa saúde. Os alimentos preparados da maneira errada podem perder suas principais propriedades, por isso é tão importante aprender novas formas de cozinhar.

A gordura presente nos alimentos também é um ponto que deve ser observado no momento do preparo dos alimentos. Por isso devemos optar pela melhor forma de preparo, seja cozido, assado, frito, grelhado, refogado ou nas demais maneiras que conhecemos.

Os alimentos fritos tendem a ficarem mais gordurosos, o que não é muito favorável para a saúde. Como existem alguns pratos que não podem ser preparados de outra forma, a melhor coisa a fazer é não deixar o óleo queimar e trocá-lo seguidamente. Após realizar as frituras deposite os alimentos sobre um papel toalha para secar o excesso de óleo.

Já os pratos que podemos fazer assados possuem menos gordura e também podem manter as propriedades mais significativas. E no cozimento dos alimentos as vitaminas A e B são perdidas, pois estas são solúveis em água. Uma dica para evitar essa perda de nutrientes é deixar a água ferver e somente depois colocar os alimentos para cozer.

Os alimentos grelhados podem ser considerados os mais saudáveis e também saborosos. Sempre comece o processo aquecendo a grelha e logo em seguida depositando os alimentos. As proteínas formam aquela casquinha crocantes na parte externa dos alimentos, o que impede a perda dos demais nutrientes.

 

Por Ingrid de Castro.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário