Qual a Hora Certa para Ter um Bebê

Com o avanço da medicina e a criação dos métodos anticoncepcionais, que evoluem e se mostram bastante eficientes a cada ano, as mulheres podem decidir quando  e em que momento de suas vidas desejam dar início a maternidade. Porém, muitas ainda tem dúvidas quanto a hora certa para engravidar.

Estudos mostram que a queda na fertilidade com o avanço da idade é um fato biológico. Estima-se que a chance de gravidez por mês é de aproximadamente 20% nas mulheres abaixo de 30 anos, mas de apenas 5% nas mulheres acima dos 40. Mesmo com os tratamentos para infertilidade, como a fertilização in vitro, a fertilidade diminui e as chances de um aborto espontâneo aumentam após os 40.

Porém, segundo os ginecologistas, existem explicações para esse declínio de fertilidade, como condições médicas, mudanças na função ovariana e alterações na liberação dos óvulos pelos ovários. Além do que, mulheres de 40 anos possuem mais chances de apresentar problemas ginecológicos, como infecções pélvicas e endometriose, que podem diminuir a fertilidade.

Em geral, a queda nas chances de engravidar é maior em decorrência de mudanças naturais que ocorrem nos ovários da mulher. Pois, a medida em que a mulher envelhece, os óvulos remanescentes também envelhecem, tornando-se menos capazes de serem fertilizados pelos espermatozóides.

Para as mulheres que, seja por apenas opção ou em função do ritmo de vida e trabalho, desejam engravidar após os 35 anos ou mais, devem estar atentas a alguns cuidados, para que a gestação corra tranquilamente. Recomenda-se procurar primeiro o ginecologista antes da concepção, fazer exames laboratoriais de rotina – hemogramas, tipagem sangüínea, sorologias, exames de urina, etc -. Bem como pode ser indicada uma suplementação vitamínica de ácido fólico, três meses antes da concepção, para diminuir o risco de má formação do sistema nervoso central da criança.

Por Malanny Serejo

Deixe um comentário