Receita de Bolo trufado de nozes com damasco

receita-bolo-trufado-de-nozes-damasco

 

Tipo de prato: Sobremesa
Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Dificuldade: Difícil
Categoria: Bolo

Ingredientes

Massa
. 4 ovos
. 1/2 xícara (chá) de óleo
. 2 xícaras (chá) de açúcar
. 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 2 xícaras (chá) de água quente
. 2 colheres (sopa) de fermento em pó

Recheios
Creme de damasco
. 1 xícara (chá) de damascos
. 1 xícara (chá) de água
. 1/2 xícara (chá) de açúcar

Trufado de nozes
. 500 g de chocolate branco derretido
. 1 caixa de creme de leite sem soro
. 1/2  xícara (chá) de nozes trituradas
. 2 xícaras (chá) de chantili batido de acordo com as instruções do fabricante

Cobertura
. 1/2 litro de chantili batido
. 2 folhas de transfer* para chocolate de 40 x 30 cm
. 1 xícara (chá) de chocolate branco fracionado derretido
. 1 pacote de flor de açúcar

Modo de preparo:

Massa
Bata os ovos e o óleo e reserve. Junte o restante (sem o fermento) em outro pote. Ponha a mistura seca na batedeira, intercalando com a de óleo/ovos e a água. Quando o preparado estiver bem uniforme, acrescente delicadamente o fermento.

Em seguida, bata por, no mínimo, cinco minutos para deixar a massa homogênea. Forre o fundo da fôrma (35 cm) com papel-toalha;  unte e enfarinhe as laterais. Despeje a massa e asse em forno preaquecido a 200º C por cerca de 30 minutos.

Recheio
Ferva o damasco na água com açúcar por dois minutos. Bata no liqüidificador e reserve. Em outro recipiente, junte o chocolate com o creme de leite e as nozes e misture bem. Com o auxílio do pão-duro, acrescente o chantili e mexa até incorporar completamente. Espere o bolo amornar para desenformá-lo. Em seguida, retire o papel-toalha do fundo.

Corte a massa em três partes horizontais iguais – cuidado para não esfarelar. Na primeira, recheie com o trufado de nozes, deixando um espaço de 1 cm nas laterais. Por cima do creme, adicione metade do preparado de damasco, distribuindo por igual. Coloque outra fatia, repita o procedimento do recheio e feche com a tampa.

Cobertura
Cubra o bolo com o chantili. Prefira deixar uma camada mais fina nas bordas do doce. Com o bico nº 107 desenhe duas retas horizontais unidas por linhas curtas verticais. Faça outra grande sobre as pontas das curtas. Preencha os espaços com mais verticais. Na lateral, use ziguezague. Para finalizar, invista em pequenos “S” nas extremidades.

Corte cerca de 20 pedaços de 10 cm x 15 cm das folhas de transfer com chocolate.Derreta o chocolate branco e pincele uma camada fina dele ainda morno sobre a folha. Antes do doce endurecer, pressione a ponta para moldar em forma de “U”. Espere esfriar bem, retire o plástico e corte as sobras do chocolate com uma tesoura. Distribua-os igualmente pela superfície do bolo. Disponha também nas laterais. Espalhe algumas flores de açúcar, sempre seguidas por folhas, e sirva.

Dica: em vez de untar e enfarinhar o fundo da fôrma, use papel-toalha. Não se preocupe, ele não queimará. Ao contrário: facilitará a retirada da massa!

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário