Receita de Bolo de Natal

O bolo de Natal é a receita que não pode faltar em nenhuma ceia natalina que se preze. Sempre muito bem decorado e apetitoso, ele é o mais aguardado pelos convidados, principalmente pelas crianças, fãs de uma boa e colorida guloseima, de encher os olhos e a boca d’água. Para aprender a fazer, confira o modo de preparo abaixo:

Bolo com especiarias de Natal

Ingredientes (bolo):

150 gramas de manteiga à temperatura ambiente
1 colher de (sopa) de xerém de castanha de caju
1 e 1/3 xícara de (chá) de açúcar mascavo
150 gramas de frutas cristalizadas picadas
150 gramas de uvas-passas pretas
1 colher de (sopa) de fermento em pó
2 xícaras de (chá) de farinha de trigo
1 pitada de cravo-da-índia em pó
1 pitada de noz-moscada ralada
100 gramas de nozes moídas
1 pitada de canela em pó
3 ovos

Para Untar e Polvilhar:
Manteiga e farinha de trigo

Ingredientes (glacê):
1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro (115 gramas)
2 colheres de sopa de suco de limão (30ml)
1 clara

Modo de preparo:

Bolo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte forminhas de empada grandes, e polvilhe com farinha. Passe a farinha de trigo por uma peneira, reserve. Bata na batedeira, na velocidade media, a manteiga e o açúcar e bata até obter um creme fofo. Acrescente os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e adicione a farinha de trigo, o cravo da índia, a noz-moscada, a canela, e as nozes moídas. Bata de leve, apenas para misturar. Desligue a batedeira e misture delicadamente com uma colher os ingredientes restantes. Coloque a massa nas forminhas. Leve ao forno e deixe assar até espetar com um palitinho e sair limpo. Retire do forno, desenforme e decore com o glacê.

Glacê:
Misture os ingredientes até obter um glacê homogêneo e utilize. Para colorir coloque corante alimentício em gel ou pó. Caso prefira prepará-lo com antecedência, deixe-o coberto com um pano úmido até o momento de utilizar.

Por Malanny /Fonte: www.livrodereceitas.com.

1 Comentário

Deixe um comentário