Receita de Feijoada Vegetariana

Feijão com carne de soja

A comida mais popular no país, sem dúvidas, é o feijão. Mas sabemos bem que ele é um pouquinho calórico, então quem costuma fazer dietas frequentemente fica privado de consumir essa delícia brasileira. Como para tudo nessa vida há um jeitinho, agora você pode comer sua feijoada na versão vegetariana, sem se preocupar com a balança. Substitua a carne normal pela proteína vegetal texturizada (PVT), vulgo carne de soja.

Muitas pessoas pensam que o seu sabor não é agradável, porém ela tem um gosto suave, bem neutro, própria para absorver todos os temperos que você decidir utilizar. A PVT pode se apresentar nas versões pequena, fina, miúda, média, lasca, grande, graúda, grossa ou em bifes.

Veja a receita:

Meio pacote de feijão preto;
1 xícara de PVT (carne de soja) grossa;
1 xícara de cenoura;
1 xícara de chuchu;
1 xícara de mandioquinha;
3 colheres (sopa) de óleo vegetal;
2 dentes de alho;
Sal, salsinha, cebola, pimenta e folha de louro a gosto.

Preparo: cozinhar o feijão com bastante água em panela de pressão. Em seguida, abra a panela e acrescente todos os temperos e os vegetais cortados em cubinhos.

Em uma panela normal refogue o alho e a cebola no óleo e junte ao feijão. Por último coloque a PVT, que não necessita de hidratação, pois irá cozinhar no caldo. Deixe no fogo, fora da pressão, até que os legumes cozinhem e o caldo engrosse.

Para servir agregue os acompanhamentos farofa, arroz e couve refogada. Bom apetite!

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe um comentário