Receita de Nhoque de milho com creme de requeijão

 

Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Massa
Calorias: 503 por porção

Ingredientes:

Caldo de frango:
· 1 kg de ossos de frango quebrados
· 4 xícaras (chá) de água
· 1 cebola
· 1 cenoura pequena
· 2 dentes de alho
· 1 alho-poró médio
· 1 talo de salsão
· 1 cravo
· 1 sachê de ervas variadas

Nhoque:
· 8 espigas de milho (não maduras)
· 2 xícaras (chá) de água
· 300 g de peito de frango sem pele e sem osso
· 4 ovos
· Sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz-moscada a gosto

Creme:
· 4 xícaras (chá) de creme de leite fresco
· 4 xícaras (chá) de caldo de frango
· 2 gemas
· 1/4 de xícara (chá) de vinho do Porto
· 1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso

Modo de preparo:

Caldo de frango:
Numa panela, cubra os ossos com a água e leve ao fogo baixo até ferver. Retire a espuma com uma escumadeira, junte os demais ingredientes e cozinhe sem tampa por 25 minutos. Retire do fogo e peneire.

Nhoque:
Com uma faca afiada, corte os grãos de milho rente ao sabugo. Coloque a água no liquidificador e junte o milho aos poucos, batendo bem. Peneire e despreze o bagaço. Ponha o milho batido em uma panela em fogo médio e mexa até engrossar. Deixe esfriar. Num processador, passe o peito de frango e os ovos até obter uma pasta homogênea. Misture com o creme de milho, na proporção de uma parte de frango para três de milho. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e passe pela peneira. À parte, ferva 3 litros de água e abaixe o fogo. Forme os nhoques com a ajuda duas colheres de chá e cozinhe-os até ficarem firmes.

Creme:
Aqueça o caldo de frango em fogo médio até reduzi-lo a uma xícara. Junte o creme de leite e aqueça até reduzir-se a um terço do volume. Em uma tigela de aço inoxidável, misture as gemas com o vinho e leve ao fogo em banho-maria, batendo com um batedor de mão até engrossar um pouco e aumentar o volume. Transfira para o liquidificador. Junte o creme de leite reduzido, o requeijão e bata até ficar homogêneo. Distribua o nhoque em uma travessa e cubra com o creme.

Deixe um comentário