Receitas caseiras para acabar com a azia

Atualizado em:

azia Receitas caseiras para acabar com a azia

Receitas caseiras para azia

Azia é o refluxo gastroesofágico, ou simplesmente refluxo, é a sensação de queimação causada pelo retorno do suco gástrico para o esôfago.

Ao nos alimentarmos os alimentos percorrem o esôfago e, antes de chegar ao estômago, atravessam o esfíncter esofágico inferior que deve manter-se fechado após a passagem do bolo alimentar para impedir que os ácidos digestivos refluam pelo esôfago acima podendo acontecer dos músculos desse esfíncter perder a elasticidade e permanecer aberto, permitindo o refluxo que causa dor e a queimação típica da azia.

A acidez estomacal ocorre sempre após as refeições. O estômago cheio pressiona o suco gástrico que flui para o esôfago, porque o funcionamento do esfíncter está alterado.

Dicas e cuidados:


A dor sentida pela azia muitas vezes se confunde com a dor da angina. No entanto, difere-se desta por não estar relacionada a esforços físicos e normalmente piorar quando a pessoa se deita por isso tome cuidado com:

Prefira refeições mais leves. Coma sem pressa, mastigando bem os alimentos;

Evite a pratica exercícios físicos, nem se abaixe ou se curve após as refeições;

Evite beber durante as refeições;

Não use cintos ou roupas apertadas na região do abdome;

Tente perder peso. A obesidade pode aumentar a incidência de azia;

Evite chás, café, bebidas alcoólicas, chocolate e comidas gordurosas.

Não fume;

Aumente a salivação com gomas de mascar ou balas duras.

Evite refeições perto do horário de deitar-se.

Antiácidos aliviam os sintomas, mas o uso excessivo traz problemas para portadores de glaucoma, diabetes, doenças cardíacas porque o sal neles contido pode elevar a pressão arterial.

Remédio caseiro: nunca beber água no momento da azia ou qualquer líquido para aliviar a queimação mas sim um pedaço de pão ou bolacha de água e sal.

Coloque também um calço de 3 cm na cabeceira da cama para evitar o refluxo durante a noite.

Comer, em jejum, sumo (suco) de batata crua (ou batata ralada) é muito bom para os problemas de azia, excesso de acidez no estômago.

Revisado por: em .

4 comentários

  1. Concordo com o THiago, no ponto em que a água alivia os sintomas!

  2. Não concordo com a indicação de não beber líquidos.
    A água por ser neutra e solvente universal alivia sim a azia além de resfriar o canal digestivo pois a azia é acompanhada de febre interna.

    Outra coisa, beber suco de 1 ou 2 limões com água ajuda muito, pois o ácido cítrico destrói o ácido gástrico do estômago!

    Momentos antes de escrever esta mensagem eu estava com azia e bebi suco de 2 limões tradicionais com água em um copo, e aliviei a azia, faço isso sempre. Na hora dá aquela ardência pois o esôfago fica irritado por caus ado suco gástrico mas conforme vai fazendo efeito, o limão vai aliviando a dor da azia.

  3. amei esses remedios caseiros

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!