Receitas de Sopas – Para o Inverno

As sopas são uma ótima pedida pra aquecer o friozinho gostoso do inverno… aliás as sopas são ótimas para serem consumidas o ano inteiro.

E são muito usadas em muitas dietas e admiradas.  As sopas podem vir com baixas calorias ou nem tanto Porem são altamente digestivas e ajudam a acelerar o metabolismo,  pois  na maioria das vezes  sopas e caldos chegam a nossa mesa antes até do prato principal os famoso “consumê “um nome chiquérrimo para aquela sopinha gostosa  que antecipa o prato principal .Tomar sopa pode ser um hábito ou simplesmente um prazer e requinte a mais em sua mesa!

Aprenda agora algumas receitas de sopas super gostosas

Sopa de Feijão

sopa-de-feijao

Ingredientes

3 conchas de Feijão cosido cozido e temperado
1 tomate grande
2 batatas de tamanho médio a grande
200g de macarrão conchinha
3 copos de água

Modo de preparo

Bata no liquidificador o feijão, o tomate (pode ser com pele mesmo) e a água, e coloque em uma panela
pique a batata (descascada é claro) em cubinhos e junte a batida do feijão com o tomate
acrescente tempero à gosto; mesmo que o feijão esteja bem temperado, a batata retém o sal, e acaba ficando com tempero fraco, então recomendo colocar dois caldinhos de acordo com o seu gosto (pode ser de costela, o brasileirinho, ou apenas louro)
ferva o feijão até que a batata comece a amolecer, quando isso ocorrer acrescente o macarrão e espere ficar al dente

Dicas: Muito cuidado ao colocar o macarrão, pois ele engrossa radicalmente o caldo. Cuidado também que após colocar o macarrão, como o caldo engrossa é fácil grudar na panela e queimar, e logicamente não deve se deixar passar do tempo o macarrão . Outra dica é mexer o macarrão logo após colocar para ele não grudar. Para servir acrescente queijo ralado, e acompanhe com um bom vinho tinto seco.

Sopa de Cebola – fácil e saborosa

receita-de-sopa

Ingredientes

6 cebolas – em rodelas
2 dentes de alho
1 c. de chá de margarina
2 litros de caldo de galinha ou legumes
1 c. de chá de orégano
1 c. d chá de salsa picada
½ copo de leite desnatado
1 c. de sobremesa de farinha de trigo

Modo de preparo

Coloque a margarina em uma panela grande. Quando estiver quente, acrescente as cebolas, o alho e o orégano. Adicione a farinha mexendo sem parar. Acrescente o caldo e deixe ferver por 20 a 30 min. Depois, junte o leite e deixe ferver novamente. Se preferir uma sopa creme bem cremosinha , basta bater  no liquidificador e peneire.

Sopa de frango e milho verde

sopa-de-milho-e-frango

Esta é uma sopa bem simples e deliciosa !!! Costumo acrescentar um pouco de bacon defumado pois realça ainda mais o sabor!
Ingredientes :
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola picadinhha
Bacon defumado
3 xícaras de milho verde, ou 2 de milho fresco ou em lata
500ml de caldo de legumes ( ou frango se preferir)
240ml de leite
1 peito de frango picado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Colheradas de pesto na hora de servir

Modo de preparo

Refogue a cebola até dourar. Acrescente o bacon defumado e refogue também. Coloque o milho e o caldo de legumes ou caldo de frango e deixe cozinhar por uns 3 minutos se usar o milho em lata ou se usar o milho fresco o tempo vai ser um pouco mais longo.

Uma vez cozido retire a panela do fogo e ponha o conteúdo no liquidificador para bater

Dica: deixe um pouco de milho na panela se quiser ter um pouco para morder. Devolva para a panela e acrescente o peito de frango logo em seguida assim como o leite. Ferva até que o frango esteja cozido. Ajuste o tempero e sirva. Você pode colocar tambem uma colher de chá de pesto antes da primeira colherada.

Sopa de mandioca

sopa-de-mandioca

Ingredientes

500g de mandioca
500g de linguiça defumada
300g de costelinha de porco defumada
2 cebolas
2 dentes de alho
1 lata de creme de leite
1 maço de couve (cortada bem fininha)
sal
cheiro verde a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe a mandioca com a costelinha de porco, em uma panela de pressão por 20 minutos. Separe a costelinha e bata a mandioca com o caldo do cozimento no liquidificador.

Em uma panela grande, frite o alho, a cebola e “esmigalhe” a linguiça. Frite muito bem. Adicione a costelinha e a mandioca batida. Deixe ferver, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.

Se o caldo estiver muito espesso acrescente um pouco mais de água. Prove o sal e adicione o creme de leite e o cheiro verde. Corte a couve bem fininha e frite em um fio de óleo, em uma frigideira bem quente e sirva em recipiente separado.

Deixe um comentário