Receitas para Diabéticos – Dietas

Doença que tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros,a Diabetes define-se por uma alteração do funcionamento do metabolismo de carboidratos (açúcares), proteínas e gorduras, que ocorre devido à diminuição da função ou da quantidade de insulina no organismo.

A insulina é um hormônio fabricado pelo pâncreas, um órgão que fica dentro do abdômen, abaixo do estomago. Ele é produzido por células chamadas de células beta, que ficam dentro do pâncreas agrupadas em ninhos de células chamadas de ilhotas de Langherans.
Ao ser diagnosticada com a doença, é preciso, a partir de então, que a pessoa reformule todo o seu cardápio diário. Que sofrerá grandes alterações em relação ao consumo de certos alimentos que agora deverão ser evitados, como os ricos em açúcares. Contudo, nem por isso a dieta de quem tem diabetes deve ser monótona ou sem gosto, como muitos pensam; pois hoje já existe no mercado inúmeras linhas de produtos, muito saborosos, por sinal, criados especialmente para os diabéticos.

Confira, abaixo, como deve ser feita a dieta para diabéticos:

– Comer pouca quantidade por vez e várias vezes por dia, é fundamental. Tente manter um intervalo de 3 a 4 horas entre cada refeição. Não coma muito numa refeição, ficando depois várias horas sem comer.

– A pessoa com diabete principalmente se estiver usando insulina ,deve ter os horários de refeições o mais fixos possíveis, tentando não variar os tipos e quantidades de alimentos nos vários dias, por exemplo:
O almoço de hoje, deve ser o mais parecido possível com o de ontem e o de amanhã, etc.
Se for atrasar uma refeição principal (almoço ou jantar) coma alguma coisa mais leve, enquanto espera.
Se você não fizer isso, pode ter uma hipoglicemia. (queda dos níveis de glicose sanguineo).

–  O diabético pode comer qualquer tipo de fruta, mas não deve comer mais de uma fruta de cada vez. Por isso, evite sucos de frutas concentrados.
(Um copo de suco de laranja por exemplo contém 3 a 4 laranjas, e daí sua taxa de glicemia subirá muito, portanto não é bom tomá – lo).

– Os cereais ( arroz, feijão e mesmo massas) podem ser comidos em quantidade moderada, e devem ser sempre acompanhadas de verduras e legumes.Cereais integrais (arroz e trigo integral) são melhores, porém cereais refinados também podem ser consumidos.

– Pães e bolos salgados também podem ser consumidos, em pequenas quantidades.

– Evite os alimentos ricos em gordura animal. Principalmente se você também estiver com excesso de peso ou tiver alterações de colesterol e triglicérides.

–  Queijos gordos (amarelos) devem ser evitados. Opte por queijo branco ou ricota, mas não exagere na quantidade.

 

 

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário